www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

SAE apresenta projeto de revitalização da Madeira-Mamoré ao prefeito

20/Abr/2010 - 07:14

  revitalizao_EFMM_site_1 O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu na manhã desta terça-feira (19) a arquiteta Maria Ignez Mantovani, da empresa Expomus, contratada pela concessionária Santo Antônio Energia (SAE) para fazer o projeto de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, desde a praça, no centro da cidade, até a Vila de Santo Antônio.

   O trabalho faz parte das compensações sociais da obra acertada junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A reunião com o prefeito e dirigentes da SAE serviu para compatibilizar o projeto com as obras que a prefeitura já está fazendo no trecho que será revitalizado. Participaram do encontro o presidente da SAE, Eduardo Pinto, o diretor da Norberto Odebrecht, José Bonifácio, e secretários municipais de Planejamento, Obras, Projetos Especiais, Habitação e Regularização Fundiária e Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo.

   Segundo Maria Ignez Mantovani, o projeto de revitalização propõe a construção de um museu de território, "uma concepção contemporânea utilizada no Brasil e outros países em obras de impacto", explica a arquiteta. "Nesta concepção, além de reverenciar a memória, está incluído um eixo de sustentabilidade, para a geração de dividendos sociais e culturais visando a melhoria da qualidade de vida da população e a permanência do museu".

   revitalizao_EFMM_site_2O projeto inclui ao longo da ferrovia estações onde serão lembrados aspectos culturais e históricos do complexo ferroviário, como o contexto em que foi concebida a Madeira-Mamoré, a presença das populações indígenas, aspectos arqueológicos, gastronomia, os trabalhadores da ferrovia e a estação energia, com a memória da construção da UHE de Santo Antônio, entre outros aspectos. O projeto também inclui uma perspectiva do futuro da região. O museu será chamado de Amazônico Madeira-Mamoré

   O projeto será implementado juntamente com a comunidade. O galpão 1 da ferrovia, que já foi restaurado pela prefeitura, será utilizado para fazer a base deste intercâmbio com os moradores, que poderão acompanhar o desenrolar da obra em exposições e expedições, entre outros eventos. Está prevista a realização de cursos para formar restauradores que ajudarão a recuperara as peças e equipamentos da ferrovia.

revitalizao_EFMM_site_3Obras

   Durante a reunião, Roberto Sobrinho lembrou da importância da revitalização da ferrovia, que representa um marco na história de Rondônia e listou as obras que a prefeitura já está fazendo para a revitalização do complexo ferroviário, que inclui a urbanização da praça da Madeira-Mamoré, que está em fase de conclusão, e a restauração de dois galpões, já concluída; a construção em andamento do Porto do Cai N'agua e do Parque da Cidade, no bairro Triângulo, e a urbanização da Vila Candelária, que inclui o asfaltamento já concluído do acesso à vila pela Estrada de Santo Antônio, e a recuperação das fachadas das casas que eram utilizadas por ferroviários.

Por: Ana Aranda
Fotos: Comdecom

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI