A Prefeitura de Porto Velho esclarece que, na divulgação do resultado preliminar do Processo Seletivo, regido pelo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025, o sistema exibiu candidatos com pontuação “zero”.
Essa pontuação não significa nota atribuída. O que ocorreu foi a publicação, por equívoco, da lista completa de candidatos inscritos. De acordo com o item 11.3 do edital, o resultado preliminar deve apresentar apenas os candidatos efetivamente analisados, em quantidade de até cinco vezes o número de vagas ofertadas.
Essa lista é utilizada para a análise de títulos e para a formação de um cadastro que possa suprir possíveis desistências ou recusas durante o processo seletivo.
Em caso de empate na pontuação final, o critério de desempate segue o edital, sendo considerada a maior idade do candidato, conforme previsto no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003).
Os candidatos que discordarem do resultado preliminar da Avaliação de Títulos, ou das regras previstas nos itens 6.9 e 6.10 e 7.14 a 7.16 do edital, podem apresentar recurso administrativo no prazo de dois dias úteis.
Os recursos devem ser enviados exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, acessado com os dados de inscrição do candidato, conforme o cronograma do edital, no endereço: https://processoseletivo.portovelho.ro.gov.br/
A Prefeitura reforça que o equívoco não alterou os critérios de avaliação, classificação ou aprovação, nem garante direito à aprovação aos candidatos que estejam fora do número previsto no edital.
Diante disso, a Secretaria realizou a correção da publicação, mantendo válidas todas as demais regras do edital e os atos administrativos já realizados.
Texto: Semed
Foto: Isadora Estolano
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)