Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
SEGURANÇA
25 de November de 2025
10:31
1 minuto de leitura

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é realizada na Semias

Evento promoveu conscientização sobre práticas seguras no serviço público.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

157

Evento promoveu conscientização sobre práticas seguras no serviço público

Evento está sendo realizado na sede do Creas/MsemaA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias),  deu início a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat-2025). A programação prossegue até quarta-feira (26), com palestras, atendimentos e ações voltadas à promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho. O evento ocorre na sede do Creas/Msema, localizada na rua Geraldo Ferreira, nº 135, bairro Agenor de Carvalho, sempre das 9h às 12h.

A Sipat - 2025 é um evento obrigatório e estratégico para fortalecer a cultura de segurança, saúde e bem-estar dentro das organizações. Promove palestras, atividades práticas e ações educativas que conscientizam os colaboradores sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

Um dos temas abordados foi a saúde Mental no Ambiente de Trabalho, pelo psicólogo Aimé Pereira Brasil O evento contou com a participação da secretária adjunta da Semias, Tércia Marília, que representou a secretária Lucília Muniz de Queiroz e o prefeito Léo Moraes. Em sua fala, Tércia destacou a importância de fortalecer comportamentos responsáveis e produtivos, essenciais para a segurança, o bem-estar mental da equipe e a oferta de serviços de qualidade à população.

“A Semias existe para proteger as pessoas e garantir direitos. Mas nenhuma política de cuidado se sustenta se quem cuida está vulnerável, com medo ou inseguro. Quando falamos de segurança, falamos de fortalecer a comunicação, criar rotinas mais claras, reduzir improvisos e assegurar que a equipe trabalhe com dignidade. Isso é cuidado. Desejo que esta Cipa marque o compromisso de reforçarmos diariamente os comportamentos que mantêm nossa equipe segura”, destacou a secretária adjunta. 

Wânia Araújo disse que os servidores bem orientados e saudáveis oferecem atendimento mais humanizado e eficiente à populaçãoA programação abordou as temáticas de saúde mental, assédio moral e sexual, com Aimé Pereira Brasil e Ludney de Queiroz Álvares Mendes. Alunos do IESB ofereceram serviços de aferição de pressão, glicemia e avaliação antropométrica, seguidos das palestras “Segurança no Trânsito e Acidente de Trajeto”, com Ely da Silva Costa, e “Sedentarismo e Saúde Ocupacional”, com Juliane Silva. Também foram abordados inteligência emocional e gestão de conflitos, por Vilani Lourenço Ferreira, e, no encerramento, sustentabilidade e segurança do trabalho, com Felipe Adriel.

“Realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) - 2025 na Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social de Porto Velho é mais do que cumprir uma exigência legal da NR-5: é uma oportunidade estratégica de fortalecer a cultura de segurança, saúde e bem-estar entre servidores e colaboradores que atuam diretamente com a população em situação de vulnerabilidade. Servidores bem orientados e saudáveis oferecem atendimento mais humanizado e eficiente à população, reforçando a missão da Secretaria de promover inclusão social”, disse a coordenadora da Cipa da Semias, Wânia Araújo.

Texto: Adaides Batista
Fotos: Semias

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

157 visualizações
Compartilhar: