Ir para conteúdo
Contato (69) 3901-3000
×
Secretarias
NOSSA ESCOLA CONTRA DENGUE
24 de November de 2025
13:48
1 minuto de leitura

Alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio recebem o projeto

Ação leva conhecimento sobre prevenção para crianças da rede municipal.

Agência de Notícias

Prefeitura de Porto Velho

259

Ação leva conhecimento sobre prevenção para crianças da rede municipal

Encontro foi marcado por um momento interativo, dinâmico e cheio de brincadeirasOs alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio participaram de uma ação especial do projeto Nossa Escola Contra a Dengue, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Controle de Vetores, que busca fortalecer a conscientização sobre a prevenção ao Aedes aegypti por meio de atividades educativas e lúdicas.

O encontro foi marcado por um momento interativo, dinâmico e cheio de brincadeiras, no qual as crianças puderam aprender, de forma prática e divertida, sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Palestras, danças e materiais visuais fizeram parte da programação, estimulando a participação e o entendimento dos pequenos.

Segundo Jussara Nobre, o objetivo central é envolver toda a comunidade por meio das crianças

O projeto nasceu em 2022 e foi oficialmente implantado em 2023, com a proposta de alcançar o maior número possível de pessoas por meio das crianças das redes municipal, estadual e particular. A ideia é que os estudantes se tornem multiplicadores das informações dentro de casa e nos ambientes em que convivem.

Segundo Jussara Nobre, agente de combate às endemias da Semusa, o objetivo central é envolver toda a comunidade por meio das crianças. “É um projeto que visa realmente alcançar o maior número de pessoas do nosso município de Porto Velho, com informações sobre os cuidados contra a dengue. Porque a gente acredita que as crianças são multiplicadoras de informação, e, para combater essa doença, a gente precisa delas. Quando a gente planta algo no coração das nossas crianças, elas levam para a vida inteira.”

Maria de Fátima, coordenadora da escola, destaca o impacto positivo da açãoPara Roberto Costa, agente de saúde pública, o alcance da iniciativa já se reflete nos números expressivos. “A gente tem atendido aí mais ou menos quase 4 mil crianças, levando educação em saúde, fazendo com que o mosquito da dengue seja combatido. É muito importante o nosso projeto levar educação em saúde, e quando a gente fala em criança, a gente sabe que isso vai ser projetado dentro dos seus lares.”o projeto já alcançou quase 4 mil crianças com ações de educação em saúde

A coordenadora da escola, Maria de Fátima, destaca o impacto positivo da ação. “É um incentivo para as crianças dizerem para as famílias se conscientizarem.” Ela lembra que muitas pessoas ainda não mantêm os cuidados necessários e que atividades educativas como essa ajudam a reforçar a importância da prevenção no município.

Com iniciativas como o Nossa Escola Contra a Dengue, a Semusa segue fortalecendo o trabalho de educação em saúde, formando cidadãos mais conscientes e contribuindo para a redução de casos da doença em Porto Velho.

Texto: Nathalie Ventura
Foto: Nathalie Ventura

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

259 visualizações
Compartilhar:

Galeria de Imagens