www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

SAÚDE
Prefeitura de Porto Velho realiza “Dia D de Vacinação contra a Pólio” neste sábado (8)

06/Jun/2024 - 09:32

Unidades de saúde das zonas urbana e rural ficarão abertas das 8h às 17h

A ação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde do municípioA Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza no próximo sábado (8), o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. A ação acontecerá em todas as unidades básicas de saúde do município.

O Dia D de Vacinação contra a pólio faz parte das estratégias da Semusa para elevar os índices de imunização da doença. Todas as unidades, entre zonas urbana e rural, estarão de portas abertas das 8h às 17h, com exceção das USF Areal da Floresta e Vila Princesa. Confira neste link os endereços das unidades de saúde de Porto Velho.

A vacina contra a pólio é direcionada para crianças menores de 5 anos. Dados da Divisão de Imunização da Semusa apontam que 32 mil pessoas estão aptas para tomar o imunizante nesta campanha em Porto Velho.

Durante o Dia D, além da vacina da pólio, a Semusa também vai disponibilizar todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização para as crianças menores de 5 anos. Elizeth Gomes, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que o objetivo é garantir a proteção integral dessa população. “A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Portanto, precisamos que os pais levem seus filhos para serem vacinados, e assim garantirmos essa proteção”.

A vacina contra a pólio é direcionada para crianças menores de 5 anosPais ou responsáveis devem levar as crianças à unidade de saúde mais próxima de sua residência, tendo em mãos o cartão do SUS ou CPF.

ESQUEMA VACINAL

O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). Nesta campanha, todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a vacina contra a pólio, mesmo que já tenham completado o esquema acima.

O QUE É A PÓLIO?

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, através do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacina é o método preventivo mais eficaz nesse caso.

Todas as crianças menores de 5 anos devem tomar a vacina contra a pólioNo Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, a federação nacional foi classificada como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC), devido à baixa vacinação.

NÚMEROS

Segundo a Divisão da Imunização da Semusa, em 2023, Porto Velho registrou 86% de cobertura vacinal contra a poliomielite, resultado que está abaixo da meta de 95% do Ministério da Saúde. “A poliomielite é uma doença grave que mata ou pode deixar sequelas nessas crianças. Então, pais, nós precisamos do apoio de vocês, levem seus filhos para se vacinarem contra essa doença. O Dia D é uma estratégia para facilitar o acesso a esse imunizante. Não deixe de vacinar seus pequenos”, destaca a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati.

Texto: João Muniz
Foto: Wesley Pontes/ Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI