www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

PRIMEIRA ETAPA
Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

03/Mai/2024 - 08:49

Esta será a primeira etapa da reabertura que conta com o funcionamento de um museu


O primeiro galpão abriga um museu cujo acervo conta a história da EFMMA primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) acontece neste sábado, 4 de maio. Para resgatar a história e a estrutura do Complexo, que é considerado o marco zero da capital, cerca de R$ 30 milhões foram investidos, provenientes de compensação ambiental da hidrelétrica Santo Antônio Energia e de recursos próprios do município.

Durante a obra, todo o espaço de 106.000 metros quadrados foi revitalizado, incluindo os três galpões da ferrovia. O primeiro deles abriga um museu cujo acervo conta a história da EFMM. Já os outros espaços serão futuramente destinados a restaurantes, quiosques, e possuem mezanino com vista para o rio Madeira.

O local também recebeu a reconstrução do deck de madeira, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 270 carros. Toda a obra foi supervisionada e seguiu as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

LINHA DO TEMPO DA REVITALIZAÇÃO

O local foi temporariamente aberto para recepcionar o Natal LuzEm outubro de 2018, a Prefeitura de Porto Velho oficializou a ordem de serviço para a revitalização do Complexo.

Em dezembro de 2021, o local foi temporariamente aberto para recepcionar a decoração natalina da programação “Natal Luz”.

Em abril de 2022, com as obras do complexo em fase final, a Prefeitura lançou o primeiro edital de licitação em busca de uma empresa para adquirir a concessão do local. Passados 60 dias da publicação do primeiro edital, já com a revitalização do Complexo finalizada em 2022, mas sem a manifestação de empresas interessadas, a Prefeitura divulgou uma nova versão do edital, em busca de atrair interessados. O documento teve mudanças na adequação do valor, na forma de pagamento e no prazo de concessão.

A Prefeitura de Porto Velho divulgou, em outubro de 2022, a terceira chamada de licitação do Complexo da EFMM.

Em janeiro de 2023, a Prefeitura divulgou o resultado final do processo de licitação para a concessão. A empresa vencedora foi a Amazon Fort Soluções Ambientais e Serviços de Engenharia Ltda.

Após a assinatura do contrato, a Prefeitura de Porto Velho entregou as chaves do Complexo à Amazon Fort em julho do mesmo ano.

REABERTURA

As visitas ao Complexo e ao museu serão gratuitasA Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e a Fundação Cultural de Porto Velho, ficarão responsáveis pela visitação e guiamento do Museu da EFMM por 90 dias após a abertura. A Semdestur realizou treinamento com profissionais que farão o guiamento dos visitantes, bem como com estagiários voluntários de história, que serão monitores do museu, e com servidores municipais, que estarão trabalhando no receptivo do museu.

As visitas ao Complexo e ao museu serão gratuitas, e o acesso ao museu será mediante reserva no site, que pode ser acessado aqui, podendo o visitante escolher se quer guiada ou não.

O museu ficará aberto de quarta a domingo. Saiba mais aqui. De quarta a sábado, o horário de funcionamento será das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 16h. As visitas guiadas têm o número máximo de dois grupos de 25 pessoas cada. Na visita guiada, o guia de turismo irá conduzir o grupo pelo percurso do museu, contando a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e das pessoas envolvidas na grande epopeia. As visitas não guiadas também deverão ser registradas no site.


Texto: Taís Botelho
Foto: Wesley Pontes/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI