PAI DA AVIAÇÃO
Santos Dumont é homenageado com monumento na nova avenida de Porto Velho

24/Fev/2024 - 12:03

Obra foi criada pelo artista plástico Bruno Souza

Parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Base Aérea foi fundamental para o avanço da mobilidade urbana da capitalO famoso aeronauta brasileiro conhecido como “pai da aviação” foi homenageado mais uma vez pela Prefeitura de Porto Velho com a inauguração de um monumento de Santos Dumont na avenida que carrega o mesmo nome, inaugurada no ano passado. A entrega do busto criado pelo artista plástico Bruno Souza aconteceu na tarde da última sexta-feira (23) e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o prefeito Hildon Chaves e o Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, Comandante da Base Aérea de Porto Velho.

A estátua instalada na nova avenida, próximo ao Espaço Alternativo, foi sugerida pelo prefeito no ano passado assim que foi anunciada a abertura das avenidas Santos Dumont e Décio Bueno, que criaram um corredor de mobilidade para facilitar o fluxo de veículos na zona Norte, região com inúmeros condomínios residenciais. “ É uma forma dos portovelhenses agradecerem a oportunidade de podermos ter aberto esta avenida que leva o nome de Santos Dumont e que transformou a mobilidade urbana em boa parte da zona Norte da capital com esta via e também com a avenida Décio Bueno, então esse busto é a materialização do nosso respeito pela Força Aérea Brasileira”, detalhou Hildon Chaves.

Busto foi criado pelo artista plástico Bruno SouzaO monumento de concreto armado, com detalhes em cerâmica de porcelana pintada à mão é mais uma obra do artesão rondoniense que utiliza materiais como resina, argila, cerâmicas e louças para criar esculturas que retratam figuras importantes ou fatos históricos da região. Bruno também está trabalhando no projeto artístico para o interior do futuro terminal rodoviário. “O prefeito pediu que fosse feito esse monumento justamente porque tinha essa ideia de construir a avenida, ele entrou em contato, perguntou se eu conseguia fazer e a gente começou a trabalhar nisso. A ideia é que fosse entregue juntamente com avenida, só que acabou não dando tempo, mas é uma satisfação enorme poder participar de todos esses eventos e ter mais uma obra entregue”, comemorou o artista.

A abertura da avenida aconteceu em 2023, ocasião em que celebrou-se os 150 anos de nascimento de Santos DumontA parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Base Aérea foi fundamental para o avanço da mobilidade urbana da capital. A abertura da avenida em 2023, ocasião em que celebrou-se os 150 anos de nascimento de Santos Dumont, aconteceu após tratativas com a instituição militar, que era proprietária da área. “Quando os órgãos públicos, sejam eles civis ou militares, trabalham juntos, no final das contas o maior beneficiado é a população e a gente tá aqui para isso, nós somos funcionários do povo, quando trabalhamos juntos o resultado é esse, benefício para a população. Estamos muito felizes com a homenagem à Força Aérea Brasileira”, declarou o comandante.

A entrega do monumento, assim como outras benfeitorias realizadas na região do Espaço Alternativo fazem parte de um trabalho de embelezamento da cidade, contribuindo para o paisagismo da região. Além do plantio de 30.875 mil mudas de árvores frutíferas e nativas às margens da av. Santos Dumont, ocorrida em outubro passado, nesta semana foi realizado o plantio de grama no entorno da passarela do Espaço Alternativo e instalados vasos gigantes ornamentados com flores. “São vários atores, várias secretarias participando desse processo, inclusive o nosso projeto não está completo. A ideia ainda é termos arquibancadas fixas para grandes eventos”, disse o prefeito.

Texto: Renata Beccária
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Santos Dumont é homenageado com monumento na nova avenida de Porto Velho

24/Fev/2024 - 12:00


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI