EDUCAÇÃO
Aulas na rede municipal de Porto Velho iniciam com mais de 43 mil alunos matriculados

07/Fev/2024 - 13:39

Solenidade na Escola São Pedro marcou o começo do ano letivo

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (7)As aulas na rede municipal de ensino de Porto Velho iniciaram nesta quarta-feira (7). Uma solenidade na Escola Municipal São Pedro, no bairro Pedrinhas, marcou a abertura do ano letivo na capital, que conta com mais de 43 mil alunos matriculados no ensino infantil, ensino fundamental e na educação de jovens e adultos, divididos em 140 escolas, sendo 84 na zona urbana e 56 na zona rural.

O prefeito Hildon Chaves fez a abertura do ano letivo, destacando os avanços na educação, ao longo dos últimos anos. "Esta Escola São Pedro, por exemplo, quando assumimos, faltava de tudo. Hoje, conta com uma estrutura adequada, com quadra coberta e outras melhorias, que beneficiam alunos e professores. Destaco ainda os investimentos que fizemos para a climatização de nossas escolas e demais melhorias. Desejo sucesso aos mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal, que hoje iniciam a sua jornada, e também aos professores e servidores que cuidam de nossas crianças".

Hildon Chaves enfatizou ainda que, no início de seu mandato, apenas 30% dos alunos estavam alfabetizados na idade certa. "Hoje, o número de alunos alfabetizados na idade certa, na rede de ensino do município, é de 95%. Na avaliação do Saero, por exemplo, a Escola São Pedro ficou classificada entre as dez melhores do Estado e isso é muito gratificante", completou o prefeito.

Alunos matriculados vão receber o kit completo, que inclui até calçadoA deputada estadual e primeira-dama do município, Ieda Chaves, o deputado estadual Alan Queiroz, a secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, a secretária adjunta da Saúde (Semusa), Marilene Penati, o secretário municipal de Trânsito (Semtran), Anderson Pereira, o secretário-Geral de Governo (SGG), Fabricio Jurado, entre outras autoridades, prestigiaram o evento. A diretora da Escola São Pedro, Eni Guimarães recepcionou a todos.

UNIFORME COMPLETO

Para este ano, a Prefeitura assegurou mais uma vez o kit escolar para cada aluno, contendo lápis, caderno, lápis de cor, apontador, borracha e outros materiais. Além dos uniformes escolares, uma novidade é que este ano serão entregues mochilas e também tênis aos alunos. "Até março, faremos a entrega dos tênis e das mochilas, um fato inédito na história da rede municipal de educação em Porto Velho, onde todos os alunos matriculados vão receber esse kit completo, que inclui até calçado para o estudante. A deputada Ieda Chaves assegurou emendas para a compra dos tênis e das mochilas, que são padronizados", informou, Gláucia Negreiro, secretária da Semed.

Ieda Chaves declarou que "é emocionante estar aqui e ver o quanto essa escola mudou e o quanto a nossa rede municipal de ensino avançou. Realmente, destinamos para a educação em Porto Velho cerca de R$ 3 milhões em emendas, com parte desse recurso aplicado na aquisição dos tênis e das mochilas, dando a nossa contribuição para os alunos da rede de ensino de Porto Velho".

A Escola São Pedro conta com 387 alunos matriculados para 2024ALFABETIZA

Numa parceria com o Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura vai executar mais um ano o Programa Alfabetiza Porto Velho. Para 2024, a meta é alfabetizar 85% das crianças matriculadas até o final do 1º ano, 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano e 100% das crianças alfabetizadas até o 3º ano do ensino fundamental de acordo com as habilidades previstas no Referencial Curricular do Estado de Rondônia.

ESCOLA SÃO PEDRO

A Escola São Pedro conta com 387 alunos matriculados para 2024, do 1º ao 5º ano, com idades entre os 6 e os 10 anos. Atende aos alunos dos bairros Pedrinhas, Nacional, São Sebastião I e II, Panair, Balsa e outros.

A Escola foi contemplada com uma emenda de R$ 330 mil, destinada pelo deputado Alan Queiroz, utilizada para a construção de passarelas para ligar os espaços da escola e a reforma do consultório odontológico, que foi entregue nesta quarta-feira.

"Hoje também fizemos a inauguração da clínica de saúde escolar, com um consultório odontológico e uma sala específica para atendimento médico, para atender os alunos. Serão mais seis consultórios odontológicos nas escolas, entregues até março, pelo prefeito Hildon Chaves, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde", finalizou a secretária da Semed.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Ana Flávia Venâncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

EDUCAÇÃO - Aulas na rede municipal de Porto Velho iniciam com mais de 43 mil alunos matriculados

07/Fev/2024 - 12:43


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI