FESTAS E BLOCOS
Circuito Manelão com programação de Carnaval é lançado pela Semdestur

22/Jan/2024 - 09:31

Mapeamento reúne as principais festas e blocos carnavalescos de Porto Velho, tudo de forma digital


Siça Andrade agradeceu a homenagem e falou da emoção ao ver o nome e a figura do paiO Baile Municipal abre oficialmente o Carnaval 2024 em Porto Velho e trouxe com ele uma novidade: o Circuito Manelão. Iniciativa da Prefeitura da capital, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o circuito leva aos foliões um mapeamento das principais festas e blocos carnavalescos, tudo de forma digital, e entrou para a campanha turística “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”.

“A satisfação de trazer mais um produto da Prefeitura de Porto Velho, através da Semdestur, é enorme. Essa foi a forma encontrada para homenagear um dos principais nomes do carnaval e da cultura da nossa cidade, o Manelão, e de reunir de forma digital o que teremos de blocos e festas em 2024”, explica a secretária Glayce Bezerra, da Semdestur.

Siça Andrade, presidente da Banda do Vai Quem Quer e filha de Manelão, agradeceu a homenagem e falou da emoção ao ver o nome e a figura do pai, que faleceu em 2011, sendo lembrados. “É uma grande homenagem a uma pessoa que fez parte da cultura do nosso município, não só através da Banda do Vai Quem Quer, já que ele estimulava outros tipos de cultura. Como criador do maior bloco de rua da região Norte, ele também participou da criação de outros blocos, então é uma homenagem justa e que de toda forma honra o nome do meu pai e eterno presidente da Banda”, resumiu Siça.

Equipe da Semdestur realizou o lançamento do CircuitoCIRCUITO MANELÃO

O Circuito Manelão homenageia este baluarte da cultura porto-velhense, Manoel Mendonça, fundador da Banda do Vai Quem Quer, o maior bloco de carnaval da região Norte e Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Rondônia (Lei n° 4.676, de 06/12/2019). As principais manifestações carnavalescas mapeadas na cidade são blocos, trios, agremiações de samba e eventos infantis e podem ser acessadas através da página oficial da campanha "O Melhor de PVH", clicando aqui. A campanha também pode ser acessada através do Instagram (@omelhordepvh).

A Banda surgiu em 1981, fruto de uma reunião de amigos que discutia os problemas dos carnavais, quase como um bloco de "protesto", dentre eles, Silvio Santos, o Zé Katraca, e o General da Banda, Manelão. Em 2023, a Banda do Vai Quem Quer levou cerca de 250 mil foliões às ruas de Porto Velho.

Personagem histórico, Manelão tem sua estátua em frente ao Mercado Cultural, feita pelo artista plástico Bruno Souza. Atualmente, sua filha, Siça Andrade, é a presidente da Banda e mantém seu legado.

Texto: Larissa Vieira/ Isabella Leite
Foto: Ricardo Farias

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI