www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

SUSTENTABILIDADE
Porto Velho sediará uma série de eventos para a discussão da sustentabilidade da Amazônia em outubro

17/Jul/2023 - 08:27

Capital sediará, ao mesmo tempo, três encontros para debater o tema

Evento contará com convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do temaNo próximo mês de outubro Porto Velho será palco das discussões sobre a sustentabilidade na Amazônia. O município sediará eventos de importância regional com atores e convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema.

Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, a capital vai promover o “Fórum Sustentável” que trará consigo o II Encontro Regional ICLEI Amazônia. Sendo um dos mais expressivos municípios amazônicos, Porto Velho vai liderar as discussões sobre sustentabilidade dentro do bioma, abordando os desafios, conquistas e oportunidades sustentáveis.

O ICLEI é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para sustentabilidade e mantém parceria com Porto Velho desde 2018. Com isso, o município já sediou o I Fórum de Cidades Quentes e participou de dois fóruns do CB27, que reúne secretários de meio ambiente das capitais brasileiras.

A parceria motivou o ICLEI a trazer, no mesmo período de realização do “Fórum Sustentável", o "Fórum Cidades Pan-Amazônicas", conforme explica o diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill.

“Esse segundo evento vai reunir, em Porto Velho, representantes de todos os países que integram a Amazônia Internacional. Nesse evento teremos a participação do embaixador da União Europeia, que é hoje um dos maiores financiadores e interessados na preservação e promoção de atividades sustentáveis na Amazônia”, explica.

Fechando o ciclo de eventos, Porto Velho também sediará, ao mesmo tempo, a próxima reunião do CB27 que reunirá secretários municipais de Meio Ambiente da região amazônica. O evento vai permitir o intercâmbio de experiências em sustentabilidade e projetos que já são aplicados ou estão em fase de desenvolvimento em outras cidades.

“Nesse período, Porto Velho vai liderar não somente uma agenda local, mas de certa forma uma agenda internacional dada a presença de representante de diversos países interessados em cooperar com o tema”, acrescenta o diretor da ADPVH.

Nos últimos anos, Porto Velho tem destacado na promoção do tema, por meio de ações sustentáveis como a adesão ao Programa de Transformações do Mercado de Edifícios Verdes e a elaboração do Plano de Sustentabilidade Municipal (PSM), um trabalho de pesquisa ampla que deve guiar toda a matriz de desenvolvimento econômico da capital.

Os eventos vão acontecer nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Banzeiros, na região central da cidade.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI