INCLUSÃO SOCIAL
Tenda Família Cidadã é sucesso em sua 23ª edição

03/Jul/2023 - 10:23

Evento aconteceu no Ifro, campus da Calama

Os serviços de saúde estão entre os mais procuradosA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou a 23ª edição da Tenda Família Cidadã. O evento aconteceu das 9h às 14h de sábado (1°), no Ifro da avenida Calama.

A ação busca prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, através da inclusão de famílias e indivíduos na rede socioassistencial e em outras políticas setoriais, buscando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os moradores do bairro Flodoaldo Pontes Pinto e adjacências, região onde está localizado o instituto, foram beneficiados com os serviços gratuitos de saúde e Assistência Social realizados pela Semasf, juntamente com o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB).

Com parceria entre vários órgãos, o evento leva atendimento especializado diversificadoO secretário da Semasf, Cláudi Rocha, enfatiza que a ação é uma determinação do prefeito Hildon Chaves. “Nós vamos até a comunidade, e já estivemos em vários distritos. O último foi Nova Mutum, onde houve atendimento a 1.200 pessoas. O Ifro nos convidou a partir da percepção de algumas situações e pedidos de vários alunos, então nós resolvemos armar nossa Tenda Cidadã hoje aqui, junto com vários órgãos, para a população do bairro Flodoaldo Pontes Pinto e região poder receber esse atendimento”, finalizou.

SAÚDE

Rosimery levou a neta, Lívia, para fazer o cadastramento do CadÚnicoSoraya Dalboni, coordenadora do Hiperdia, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), falou do atendimento ao público. “Na verdade, é bem gratificante, principalmente para nós que fazemos parte da coordenação. Queremos advertir e convidar a comunidade a fazer aferição de pressão e teste de glicemia rápido. Só assim se faz um monitoramento e acompanhamento. Como são doenças silenciosas, é bom prevenir. Entre os outros serviços, a Semusa ofertou teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e vacinação”.

A coordenadora do projeto Tenda Família Cidadã, Emily Paz, disse que os serviços ofertados foram: emissão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); emissão de Carteira do Idoso; emissão de Carteira do Autista; emissão do Mamãe Cheguei; atendimento psicossocial; Creas; vagas de cursos para mulheres; emissão de ID Jovem; educação ambiental; condicionalidades do Programa Bolsa Família na área da Educação; assessoria jurídica; musicalização; caminhão de eficiência energética; negociação de dívidas – Energisa; educação de trânsito; atendimento odontológico; atendimento clínico geral; vacinação; aferição da pressão arterial; glicemia; teste rápido; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. “Lembrando que todos os serviços ofertados são gratuitos”, enalteceu.

Rosimery Ribeiro, moradora do bairro, levou a neta, Lívia Esteves, para fazer o cadastramento do CadÚnico. “Muito bom esse atendimento aqui, está sendo muito importante para nós moradores, hoje eu trouxe minha neta para fazer o cadastramento do CadÚnico e já está tudo certo e resolvido. Parabéns a todos os envolvidos”.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, agradeceu as parcerias que possibilitaram a realização da 23ª edição da Feira da Família Cidadã: Semed, Semusa, SMTI, Detran, Fimca (cursos de Direiro e Música), Energisa, MP/RO, DPE-RO, DPU-RO, Procon, Ótica Excelência e ADRA.

Texto: Rando Silva
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Tenda Família Cidadã é sucesso em sua 23ª edição

03/Jul/2023 - 10:16


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI