imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

CONSULTAS E EXAMESCerca de 300 mil procedimentos foram realizados no último ano no Centro de Especialidades Médicas

19/Ago/2022 - 13:01

Diversas especialidades e exames laboratoriais são ofertados diariamente à população

Atendendo aos pacientes que procuram diariamente o Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Porto Velho, a unidade municipal realizou em um ano cerca de 300 mil procedimentos, entre consultas com especialistas e exames laboratoriais.

É preciso ter em mãos o cartão do SUS e o encaminhamento médicoEspecialidades médicas como dermatologia, endocrinologia, ginecologia, nefrologia, gastrologia, oftalmologia, urologia, laboratório e farmácia estão entre as mais procuradas no último ano. De acordo com a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Francisca Nery, para que a população garanta o acesso às consultas e exames médicos oferecidos pelo CEM, é necessário ter em mãos o cartão do SUS e um encaminhamento médico.

“É muito importante que o cartão do SUS do paciente esteja atualizado, assim como no pedido de exame ou encaminhamento médico tenha sempre o motivo da solicitação descrito corretamente. A atualização do cartão do SUS pode ser feita no próprio CEM, e o ideal é que seja feita ao menos duas vezes por ano para facilitar o acesso aos serviços”, explicou Francisca Nery.

Ainda de acordo com a diretoria do DMAC, os atendimentos são agendados através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A plataforma é controlada pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac) e foi totalmente criada para atender todo o complexo regulamentário da rede básica de saúde.

O CEM atende de segunda a sexta-feiraO acesso às consultas e procedimentos de média e alta complexidade no CEM também pode ser através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades Saúde da Família (USF), que oferecem mais organização e controle do fluxo aos serviços de saúde e otimização dos recursos assistenciais mais humanizados.

CONTATO

Para mais informações, o Centro de Especialidades Médicas está situado na avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº2010, no bairro Agenor Martins de Carvalho, ou pelo telefone (69) 3901-1376. Os atendimentos acontecem das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Gabriele Queiroz (sob supervisão de Carlos Sabino)
Foto: Leandro Morais, Saul Ribeiro e SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho