SAÚDEPrefeitura realiza Oficina com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

03/Dez/2019 - 14:56

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a I Oficina de Trabalho – Discussão e Validação da Análise Situacional de Saúde da Macroregião I, na segunda e terça-feira (2 e 3) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para o fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde através do Proad/SUS com a participação de gestores, apoiadores e técnicos em saúde do Estado de Rondônia.

A oficina tem duração de um ano e meio e é importante para a participação dos municípios frente ao planejamento regional em relação à realidade de cada localidade e essa atividade vai assessorar, fortalecendo a organização dos próprios municípios a partir da realidade vivenciada para propor melhorias para os usuários da Atenção à Saúde. O projeto está presente em seis regiões do Brasil, sendo Rondônia contemplada, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde Eliana Pasini.

De acordo com Samara Kielmann, coordenadora de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a parceria é importante para traduzir as necessidades de saúde de Rondônia e a partir disso criar estratégias para ampliar o acesso da população à saúde dessa região e assim fortalecer o SUS. Segundo Denise Rinehart, assessora técnica do Conasems, a Oficina é importante para garantir o acesso às melhorias da saúde estreitando as distâncias principalmente das populações ribeirinhas e o projeto pode trazer grande reflexão dos caminhos que podem ser percorridos para qualificar as discussões da regionalização em todo país.

O projeto está estruturado em quatro oficinas e nessa primeira fase será feita uma análise da situação e diagnósticos dos municípios e as próximas etapas devem ser realizadas em 2020, e após esses dois dias de encontro com as equipes de apoiadores, gestores e técnicos em saúde, será feito um documento para nortear os próximos encontros para nortear a situação dos municípios. Também será feito um painel de indicadores e uma proposta de material que servirá como base para as próximas etapas, segundo informações da coordenação ASTEC – SEMUSA Domitilia dos Santos F. Moraes.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho