Trabalho também consiste na retirada de entulhos que estão entupindo o sistema de drenagem
Abandonada há cerca de uma década, a rua Nova Esperança, no bairro Caladinho, região Sul de Porto Velho, está sendo recuperada pela prefeitura e aos poucos ganha um novo visual. A via pública que um dia já foi asfaltada, estava tomada por crateras e poças de lama. A situação era tão precária que os moradores tinham dificuldades até para entrar ou sair com os carros das garagens. Se o tempo colaborar, até a próxima sexta-feira (10) a obra será concluída.
O trabalho começou na segunda-feira (6), mas por causa das fortes chuvas, no dia seguinte as máquinas tiveram que suspender as atividades. Na tarde desta quarta a equipe da Subsecretaria Municipal de Obras (Semob) retornou para dar continuidade. “Por enquanto estamos fazendo um trabalho paliativo para que os moradores tenham condições de mobilidade”, disse o encarregado de campo, Ladislau Ferreira, que coordena a equipe.
Conforme o subsecretário Tiago Beber (Semob), a prefeitura já está realizando estudos técnicos e buscando alocar recursos para pavimentar a Nova Esperança e outras ruas nas proximidades que ainda não são asfaltadas, totalizando quatro quilômetros.
Esforços semelhantes também estão sendo feitos para atender outros bairros, seguindo orientações do prefeito dr Hildon Chaves. “Esse é o nosso objetivo, mas não estamos aqui para criar expectativas. Quando tivermos os recursos e todo planejamento pronto os moradores serão os primeiros a saber”, afirmou Beber.
O trecho em obras tem um quilômetro de extensão. Todo asfalto deteriorado e esburacado está sendo retirado e substituído por cascalho. A rua está sendo patrolada e os moradores ganhando condições de mobilidade. Outra ação da prefeitura no local será, logo após o encascalhamento, será a limpeza do sistema de drenagem. As “bocas de lobo” estão tomadas por entulhos, terra, garrafas e sacolas plásticas, o que impede o escoamento das águas pluviais.
Tiago Beber falou de várias outras frentes de trabalho que estão atuando em diversos setores da cidade, com objetivo de mudar radicalmente a estética da capital de Rondônia e diminuir os transtornos e sofrimentos causados aos moradores. Ele citou a limpeza de canais, limpeza e encascalhamento de ruas, operação “tapa-buracos”, desobstrução da rede de drenagem, instalação de manilhas e ações nas estradas rurais e setor chacareiro, entre outras que evidenciam o compromisso da gestão do prefeito Hildon Chaves com a população.
Texto e Fotos Comdecom