Matrículas serão nos 17 e 18 para educação infantil e 19 e 20 para ensino fundamental
O momento é de entender as novidades e afinar a relação entre Secretaria Municipal de Educação e as 132 escolas distribuídas entre as zonas rural e urbana de Porto Velho. Para isto, o Departamento de Políticas Educacionais, reuniu durante toda a terça-feira (10), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, os gestores de praticamente todas as instituições da rede.
O tema principal do encontro foi a "Chamada Escolar 2017", que teve sua dinâmica alterada. Programada para acontecer em duas etapas, sendo a primeira nos dias 17 e 18 para crianças da educação infantil e 19 e 20 para os alunos do ensino fundamental, o processo de inclusão desses novos alunos na rede municipal de ensino é novo.
"Ainda não havia ocorrido esse momento de explicação para os diretores de como tudo vai acontecer, já que anteriormente a chamada era realizada de outra forma", explicou Juliene Rezende, diretora do departamento.
Juliene ainda informou que a mudança foi proposta em prol dos próprios pais que não precisarão buscar a vaga em pólos pré-determinados. São mais de 4 mil novas vagas para o ensino infantil e aproximadamente 600 para o ensino fundamental.
"O responsável vai na escola mais próxima da residência e busca pela vaga, estando disponível ele já faz a matrícula, caso contrário o pai faz um cadastro reserva que será encaminhado a secretaria, que vai encontrar a melhor maneira de encaixar esta criança", detalhou.
Explicados os detalhes sobre a inclusão dos novos alunos, a representante da Semed deixou clara a boa intenção da pasta em atender as demandas e manter as portas da secretaria abertas para qualquer necessidade. "É hora de afinar a nossa relação com as escolas, conhecer as propostas e o novo organograma proposto pela nova gestão", concluiu.
Texto e fotos Comdecom