Plano de contingência da Prefeitura é destaque no Programa Allamanda Revista

28/Dez/2012 - 09:37

  MG 3812  O plano de contingência elaborado pela prefeitura de Porto Velho, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi destaque no Programa Allamanda Revista, da TV Allamanda (SBT canal 13) nesta quinta-feira (27). Durante entrevista, o coordenador da Defesa Civil, Raimundo Reinaldo da Silva, falou sobre as ações que visam atender famílias em áreas de risco, tanto na Capital quanto na região ribeirinha.

 

   Reinaldo Silva explicou que o plano é elaborado anualmente, após minucioso levantamento técnico das áreas de risco e da situação das famílias que habitam nesses locais. “O plano é dividido em duas etapas e prevê ações da prefeitura por conta das chuvas torrenciais que ocorrem nesta época do ano e também devido o período de cheia do Rio Madeira”, comentou.

 

   Em dezembro e janeiro, segundo ele, os esforços estão voltados para atender as mais diversas situações na Capital por causa das chuvas. Neste caso, canais e redes de drenagens são continuamente monitorados e recebem manutenções. Caso seja necessário, famílias são removidas das áreas de risco ou dos pontos de alagamentos. A Defesa Civil conta com a parceria das secretarias de Obras (Semob) e Serviços Básicos (Semusb) para desobstruir bueiros e canais, devido à grande quantidade de lixo que muitas pessoas jogam na rua e acaba sendo arrastada para o sistema de drenagem.

 

   MG 3802 Aliado ao trabalho de manutenção da rede de drenagem, ressaltou que a Defesa Civil Municipal faz o monitoramento diário do nível do Rio Madeira, com objetivo de socorrer as famílias ribeirinhas. No auge da cheia, nos meses de março e abril, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Assistência Social (Semas) faz a distribuição de cestas básicas, cortinados, cobertores e medicamentos, dentre outros.

 

   O coordenador informou, ainda, que a Defesa Civil trabalha em parceria com todas as secretarias municipais, cada uma delas em seu campo de atuação. Reinaldo Silva acrescentou que foram levantados 20 pontos de alagamentos na região urbana de Porto Velho. Ele também está preocupado com o nível do Rio Madeira, que apenas de quarta para quinta-feira subiu 70 centímetros. Saiu de 10 metros e 14 centímetros para 10 metros e 84 centímetros.

 

Por Augusto José

Fotos: Medeiros

 

logotipo da prefeitura de porto velho