Natação para Todos” atende 300 crianças em Porto Velho

26/Dez/2012 - 10:48

  nat Está previsto para fevereiro de 2013 a abertura das inscrições para o projeto “Natação para Todos”, uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, sob a coordenação do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semed). As matrículas poderão ser feitas no Complexo Esportivo Vinícius Danin, localizado atrás da escola Engenheiro Chiquilito Erse (Colégio Padrão), local onde são ministradas as aulas de natação.

nata

   A diretora do Dade/Semed, Andréa dos Santos Melo, adiantou que em três anos o número de alunos matriculados no projeto aumentou 20%. Quando o Natação para Todos nasceu, em 2010, eram apenas 100 alunos inscritos. Em 2012 o projeto fechou o ano com 300 alunos matriculados.


   O Natação para Todos atende crianças e adolescentes de 07 a 14 anos e a preferência é para alunos da rede municipal de ensino, mas são disponibilizadas vagas também para a comunidade e para alunos das escolas do entorno (Darcy Ribeiro; Flor do Piquiá; Padre Geovane e João Ribeiro Soares).


   A diretora do Dade explicou que o projeto faz parte do programa de Educação Integral “Integrando Saberes” realizado pela Semed com aulas ministradas por professores de Educação Física, com especialidade em Natação. A coordenação é do professor naPaulo Sirqueira. “Esse projeto criado com a intenção de proporcionar a prática da natação a alunos de famílias de baixa renda, por se tratar de um esporte elitizado que só quem pode pagar um curso de natação tem acesso. Por isso, é uma atividade esportiva que não está disponível a todos. Pensando nisso, criou esse projeto que oferece aulas de natação gratuitamente às crianças de Porto Velho”, comentou.


   As crianças que participam do projeto recebem um kit composto por camiseta, mochila, garrafa para água, touca de banho e sunga para os meninos e maiô para as meninas. Este ano a prefeitura incluiu também no kit os óculos de natação, que servem para proteger os olhos das crianças.

 

Por Joel Elias

Fotos: Medeiros

 

logotipo da prefeitura de porto velho