“Tenda Esporte/Academia Alternativa” atende frequentadores do Parque da Cidade

20/Dez/2012 - 12:45

IMG 9751 Lançado em abril de 2009, no Espeço Alternativo, dentro das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Atividade Física, o projeto  “Tenda Esporte/Academia Alternativa”, da prefeitura de Porto Velho, já se tornou um evento tradicional aos finais de tarde. Realizado atualmente no Parque da Cidade, chega a atender cerca de 300 usuários por dia. As atividades do projeto em 2012 foram encerradas em dezembro, deixando um saldo muito positivo, de acordo com o secretário Edilson Pacheco, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes). “Esse projeto tem como objetivo IMG 9801oferecer orientações gratuitas sobre saúde e formas corretas de praticar exercícios físicos às pessoas que fazem caminhadas no parque. Na tenda montada, elas têm à disposição profissionais para verificar pressão arterial e prestar todas as orientações necessárias, como professores de educação física, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. O que se busca é melhorar a qualidade de vida da população em todos os sentidos. Por isso, a prefeitura disponibiliza esse serviço para que as pessoas pratiquem suas atividades com mais saúde e segurança”, afirmou.

IMG 2775No parque foi montada uma academia a céu aberto que fica até as 23 horas à disposição do público. O projeto é direcionado às pessoas que não gostam, não dispõem de tempo ou não podem pagar o uma academia profissional. No local, o IMG 9785praticante passa por orientações e avaliações de nutricionistas e profissionais de enfermagem, com verificação da pressão arterial, peso e altura, dentre outros itens. Depois  ele é submetido ao teste físico e só depois é encaminhado para os exercícios mais apropriados.

No caso de ser detectado qualquer problema de saúde, os profissionais orientam a pessoa a procurar atendimento médico e só depois retornar para nova avaliação e saber qual o exercício é mais apropriado. O foco principal é a prevenção das doenças por meio de exercícios bem orientados.

Por Joel Elias

Fotos: Frank Néry