Projeto estimula prática de atividades físicas entre os idosos

20/Dez/2012 - 12:10

semas   Cerca de 300 idosos foram atendidos este ano pela Prefeitura de Porto Velho pelo projeto “Idoso Ativo” coordenado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (Semes) e realizado em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social (Semas). As atividades do projeto foram encerradas este mês e a participação popular, na avaliação do secretário da Semes, Edilson Pacheco, foi bastante significativa. “Por ter sido um sucesso, sugerimos ao novo prefeito a continuidade do projeto com ampliação dos pólos, para melhor atender esse público específico, tendo em vista o grande número de alunos por aula, uma média de cinquenta pessoas. O projeto possibilita também a inclusão de profissionais da área de Nutrição para otimizar as ações desenvolvidas”, afirmou o secretário.

SEMASD O projeto foi criado como forma de estimular a prática de exercícios físicos orientados à população idosa que participa das atividades do Centro de Convivência do Idoso, administrado pela Semas. As aulas são ministradas de segunda a sexta, nos períodos da manhã e da tarde. São organizadas em cinco temáticas: alongamento e flexibilidade; atividades aeróbicas; fortalecimento muscular e ósseo; hidroginástica; danças e atividades rítmicas. “Todas essas atividades desenvolvidas visam melhorar a qualidade de semesvida do idoso, estimulando-o a uma rotina independente e feliz. Esse estímulo é importante para promover a autoestima das pessoas que participam do projeto para que possam envelhecer com saúde. E envelhecer deve ser visto também como um processo contínuo de crescimento intelectual, emocional e psicológico”, frisou o secretário

semesDS As aulas do projeto Idoso Ativo são desenvolvidas e aplicadas pelas professoras de Educação Física, Aline Tami e Patrícia Maus, da Semes, em conjunto com a equipe de fisioterapia e enfermagem do Centro do Idoso.

Além das aulas, acontecem também eventos e atividades extracurriculares como “Arraiá do Vovô”, onde a montagem da quadrilha é de responsabilidade das professoras de Educação Física.  Em outubro, é realizada a “Semana do Idoso” com jogos lúdicos, atividades esportivas e de bem-estar da pessoa idosa.  Evento é realizado em parceria com diversas entidades e secretarias municipais.

Por Joel Elias

Fotos: Semes