imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Ações da prefeitura levam melhorias aos distritos da BR e do Baixo-Madeira

07/Dez/2012 - 05:23

         BalancoDistritosCOs distritos de Porto Velho nos últimos oito anos, passaram a ganhar mais visibilidade na atual administração com os investimentos feitos pela prefeitura da capital. As ações do município chegaram tanto nos distritos mais próximos do núcleo urbano como também nos mais distantes como Extrema, na fronteira com o Acre, no eixo da BR 364 e Calama, já próximo do estado do Amazonas, localizado às margens do rio Madeira.


           De acordo com o diretor do Departamento de Assuntos do Interior (DAI), Francisco Alves Araújo, o “Tyer”, essas ações foram importantes para tirar os distritos do isolamento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da zona rural e tirar essas localidades da condição de abandono que viviam. Além dos benefícios entregues à comunidade pela prefeitura com obras e outros serviços, o município também dobrou número de servidores contratados para atuarem nos distritos, com objetivo de melhorar o atendimento aos moradores, especialmente nas BalancoDistritosBáreas de saúde e educação.

 

Investimentos

 

         Em Nova Califórnia, distante cerca de 365 quilômetros do centro administrativo de Porto Velho, a prefeitura reformou e ampliou a Escola Municipal Maria Jacira, que atende cerca de 600 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do 1° ao 8° ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para garantir um melhor atendimento e mais qualidade nos serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde, o município reformou e ampliou unidade de saúde do distrito, reforçando a atenção básica em Nova Califórnia. A prefeitura também realizou a manutenção e recuperação de ramais, limpeza e encascalhamento de ruas e asfalto na avenida dos Pioneiros, uma das principais do distrito.


        No distrito de Calama, foram recuperados 30 quilômetros da estrada Soldado da Borracha, 1,2 mil metros de calçadas no bairro São José, um quilômetro de calçadas no bairro São Francisco, reformado 364 metros da ponte que liga os bairros São João e São Francisco, construído um nova ponte com 130 metros no bairro Tancredo Neves e 500 BalancoDistritosDmetros de calçadão no mesmo bairro.


          Ainda no distrito a prefeitura reformou, ampliou a escola Ana Adelaide Grangeiro, construiu uma quadra esportiva no bairro São Francisco e um nova iluminação pública, que contemplou a iluminação do campo de futebol Dom João Costa, principal atração de lazer da comunidade. A prefeitura também investiu na aquisição de trator, roçadeiras e contratação de servidores para as áreas de saúde e educação.


         Em União Bandeirantes, o município fez fortes investimentos nas áreas da educação e saúde no período de 2005 a 2012. Os moradores ganharam uma unidade de saúde da família, pronto atendimento para os casos de malária e escola com 14 salas de aulas, além de uma quadra esportiva. Uma ambulância também foi adquirida para fazer o transporte dos pacientes até Porto Velho. A educação ganhou um suporte a mais com a aquisição de uma caminhonete para a escola municipal. O Município ainda investiu na compra de trator, caminhão caçamba, retroescavadeira e roçadeiras. Outra ação importante foi o início do processo de BalancoDistritosEregularização fundiária que legalizará Estima-se que 3,5 mil lotes no distrito.

 

Mais ação

 

        Saúde e educação também foram as áreas que receberam o maior volume de investimentos em Jacy-Paraná, um dos distritos mais impactados com a obra da usina de Jirau. No distrito o município reformou e ampliou as escolas Cora Coralina e Vicente Rondon, construiu creche e escola para educação infantil, comprou ambulância e reformou e ampliou a unidade de saúde e iniciou a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas).


       Na área da infraestrutura foram asfaltados cerca de 07 quilômetros de vias foram asfaltados e outros 2,5 km receberam limpeza e encascalhamento. O distrito ainda foi contemplado com iluminação pública, sede administrativa e praça. Também foi implantado o Conselho Tutelar Distrital e aquisição de trator, caçamba e retroescavadeira para atender as necessidades da população.


       BalancoDistritosGCom o intuito de oferecer mais condições de trabalho aos servidores e melhorar o atendimento à comunidade de Abunã, a unidade de saúde do distrito foi reformada e ampliação. A unidade dispõem agora de consultórios médicos e odontológicos, salas de enfermagem, vacina, curativos, laboratório e farmácia básica. A Unidade também recebeu uma ambulância nova, tipo Samu.


       Na área da educação foi feita a ampliação da escola Santa Júlia com a construção de seis salas de aulas e a construção de alojamentos para os professores. Na escola Marechal Rondon foi feita a cobertura da quadra poliesportiva, colocação de manilhas em frente à escola, além da recuperação da avenida Rio Branco.


        Em São Carlos, foram construídos 3,5 mil metros de calçada e recuperados outros 400 metros de passarela. Também foi recuperada a escadaria que dá acesso ao rio Madeira e construído uma ponte em parceria com a associação de moradores do distrito. Em parceria com a Caerd foi ampliada em mais de mil metros a rede de abastecimento de água.


         BalancoDistritosNOutras melhorias implementadas no distrito foram a construção de um Ginásio Poliesportivo, a reforma e ampliação da escola Henrique Dias, da Casa dos Professores, da unidade de saúde da família e a construção de uma agroindústria e de uma câmara fria para o armazenamento de polpa de frutas.

 

Saindo do abandono

 

          Outro distrito que saiu do abandono com os investimentos feitos pela prefeitura foi Vista Alegre do Abunã. Entre as ações realizadas na localidade estão a entrega de uniformes, kits escolares e esportivos, computadores com impressoras e bicicletas para o transporte dos alunos. Também foi reformado o posto de saúde da localidade, assegurado o abastecimento de medicamentos pavimentado um quilômetro de ruas e a colocação de meio-fio e calçada. As vias que não são asfaltadas foram encascalhadas e novas vias foram abertas para melhorar a trafegabilidade.


          BalancoDistritosJPara o distrito a prefeitura repassou ainda uma retroescavadeira, uma caçamba e um trator agrícola. A escola Maria Casaroto Abati foi toda reformada, as vias públicas sinalizadas, o serviço de iluminação da localidade ampliado, e o distrito também passou a ter uma referência administrativa com a construção do prédio da administração local. Outros distritos que receberam melhorias da prefeitura foi Rio Pardo, Extrema, Nazaré, Fortaleza do Abunã e Demarcação.

 

Por Joel Elias

Fotos: Arquivo Comdecom


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho