Exposição de talento e produtos na Feira de Arte

05/Dez/2012 - 11:33

MG 0306  Homens e mulheres da melhor idade realizaram nesta quarta-feira, 05, um show de talentos, desfile e exposição de artes e produtos confeccionados por eles, na quadra coberta do Centro de Convivência do Idoso, da prefeitura de Porto Velho, localizado na Avenida Amazonas, Bairro Tiradentes. O Centro de Convivência do  Idoso atende a 630 homens e mulheres com idades entre 60 e mais de 90 anos.

MG 8943  Maria Ozanira Simplício, coordenadora municipal do Programa de Atenção ao Idoso, fala que durante todo o ano os idosos realizaram atividades esportivas, recreativas e de terapia ocupacional   como pintura em tecido, em tela, boneca de lã, flor de e.v.a, crochê, decupagem em tecido (recortes e colagens) e cestos de sabonete. “Passaram pelos nossos cursos mais de duzentos homens e mulheres. O atendimento dos cursos foi rotativo, sendo que cada turma tinha  MG 0269cerca de vinte pessoas. Estas terapias ocupacionais  foram feitas em parceria com a coordenadoria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Fundação Cultural Iaripuna e voluntários”, afirma.

Raimunda Gomes da Costa, 74, conta que além de fazer os serviços diários em sua casa, cuidar das dezenas de plantas que cultiva em seu jardim, ela faz também almofadas e bonecas de lã para  MG 0987vender. “Aprendi tudo aqui, não tão é fácil fazer, mas quando se tem vontade é possível. Estou vendendo as almofadas estilo Casa de Abelha por quarenta e cinco Reais e as bonecas de lã por trinta. Muita gente gosta do trabalho. Tirando dso lucro posso complementar o pouco dinheiro que recebo de aposentadoria. Já serve, por exemplo,  para ajudar com os remédios que uso”, disse.

Nonata da Silva Assunção, 73, aprendeu bordado, vagonite, crochê e fuxico. “Tivemos instrutores muito bons e eu aproveitei a oportunidade e aprendi muito e também melhorei o que já sabia, com as dicas que recebi. Quando se tem vontade, não importa o tempo que leve para que o produto fique pronto, a gente simplesmente capricha e faz. E eu quero aprender sempre mais”, comenta.

Por: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros