imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Nova Mutum ganha escola municipal de Educação infantil

22/Nov/2012 - 05:27

IMG 3111A escola municipal de Educação Infantil ‘Encanto do Mutum’ foi inaugurada, nesta quarta-feira, 21, no distrito de Nova Mutum. A escola já esta funcionando, devido à necessidade de educação para crianças de séries iniciais. O investimento na estrutura que conta com seis salas de aula, copa, cozinha, secretaria, refeitório, banheiros, brinquedoteca, pátio coberto e quadra, foi de um milhão e cem mil reais e mais outros cem mil reais em equipamentos como cadeiras, mesas, entre outros IMG 3058utensílios necessários para dar condições para alunos e funcionários no processo ensino aprendizagem. Durante a abertura, os alunos da creche cantaram uma música que emocionou a todos. E o prefeito Roberto sobrinho e a secretária municipal de Educação, Maria de Fátima Ferreira receberam um placa de agradecimento e flores artesanais dos alunos.


O nome Encanto do Mutum esta relacionado ao início e incentivo da vida escolar de crianças da creche e séries iniciais. A escola atende atualmente a 84 crianças, sendo que ainda existem vagas a serem preenchidas. Roberto Sobrinho, disse que o investimento realizado para a educação e IMG 3194formação de crianças proporcionará a elas e a cidade um futuro melhor. “Esta é a base, a fundação destas crianças para serem adultos melhores. É por isso que a prefeitura dá uma atenção especial para educação infantil. Quando assumimos, em 2005, tínhamos 490 salas de aulas. Vamos entregar no final deste ano 930 salas de aula. Nós mais que dobramos a quantidade. Em 90 anos construíram 430 salas e a prefeitura em oito anos duplicou esta quantidade. Estamos fazendo um conjunto de investimentos nesta região, são escolas, estradas e Unidade de Saúde", explica.IMG 2908


Roberto explica ainda que durante a sua administração a população da zona rural foi priorizada. “Em 2004 eram transportados cerca de 2mil e 300 alunos, hoje são oito mil transportados. Eram crianças que não tinham acesso à escola e graças a nossa administração, estamos transportando todas essas crianças para IMG 3028que tenha acesso à cidadania”, acrescenta.

 

Histórico

 

Maria Fátima, titular da Semed, fez um breve histórico da situação educacional em Nova Mutum. “É bom voltar no tempo para compreender como era essa cidade que foi desenvolvida para abrigar os moradores da Velha Mutum. Muitos nos acompanharam nas dificuldades que tivemos nos primeiros meses de trabalho nas escolas. Na Velha Mutum tínhamos 400 alunos e em poucos meses, tivemos que atender a 800 alunos devido à família que chegaram. Com muita dedicação conseguimos fazer com que a escola Nossa Senhora de Nazaré. Hoje temos muito o que comemorar, pois, temos 952 nesta escola, que até então era única desta localidade e graças ao trabalho de toda a equipe da Semed e de Jirau conseguimos colocar para IMG 2937funcionar a Encantos do Mutum. Nós temos mais equipamentos novos chegando e em breve serão entregues. As coisas vão melhorar, antes não tinha aula, hoje todas as crianças estão matriculadas", afirma.


Rosilene Prestes, administradora de Nova Mutum, explica que era um desejo da comunidade ter uma creche no local. "A prefeitura está atendendo a uma necessidade da comunidade. Era nosso sonho ter essa creche e hoje esta sendo realizado, agradeço a todos, inclusive às mãos que ajudam a cuidar desse local”, comenta.


brendaBrenda Carla Soares, diretora da escola, falou da qualidade do serviço oferecido. "Como educadores temos que gostar muito do trabalho que desenvolvemos. Enfrentamos dificuldades e muitos diziam que esta escola não iria sair neste ano, mas estou muito feliz porque hoje estamos provando o contrário. Outras pessoas entram aqui pensam que esta é uma escola particular e isso prova a qualidade da estrutura feita aqui. Esta e uma conquista", disse.


Estavam presentes na cerimônia, os secretários municipais de Educação, Maria de Fátima Ferreira, da Extraordinária de Programas Especiais Pedro Beber, diretor de operação e manutenção da Energia Sustentável do Brasil, Isaac Teixeira, os administradores de Jacy-Paraná, Nilton Barbosa, de Nova Mutum Rosilene Prestes, a diretora Escola, Brenda Carla Soares e o vereador Jurandir Bengala.

 

Por: Rebeca Barca

Fotos: Frank Néry


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho