www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

Roberto Sobrinho assina convênio e sela parceria com Governo do Estado

26/Abr/2010 - 08:22

  convenio_caula_site_1 Depois de sete anos trabalhando de forma isolada prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado se unem e passam a ser parceiros. Para o prefeito Roberto Sobrinho, a briga do ex-governador com o município só fez prejudicar a população da capital. "Felizmente hoje há uma nova mentalidade e estado e município voltam a estar juntos, trabalhando de forma inteligente e integrada em prol da comunidade", afirmou o prefeito, após a primeira audiência com o governador, João Cahulla, na manhã desta segunda-feira, 26, no Palácio Getúlio Vargas, sede do Governo do Estado.

   No mesmo tom foi o discurso do governador João Cahulla, que defendeu a união com a prefeitura da capital, como forma de otimizar a aplicação dos recursos públicos. "Esse encontro foi para afinarmos a linguagem. Precisamos trocar idéia a fim de encontrarmos alternativas para os problemas que enfrentamos. O governo quer ser parceiro do município, quer dar sua contribuição. Do jeito que estava não dava para continuar", reconheceu o governador Cahulla.

   Durante o encontro foi assinado um convênio no valor de R$ 1,5 milhão na área do transporte escolar. Com o recurso, que será repassado pelo governo, a prefeitura ficará responsável em transportar também os alunos da rede estadual de ensino. O dinheiro é para alocação de veículos como ônibus, vans, barcos e voadeiras para aumentar a frota escolar do município.

convenio_caula_site_2Saúde

   Além da assinatura do convênio, os dois gestores aproveitaram a reunião de trabalho para conversarem sobre outros assuntos, com foco principal nas áreas da saúde e do trânsito. Um dos pontos discutidos foi a transformação do Hospital do Câncer em hospital universitário, gestão que o prefeito Roberto Sobrinho já está fazendo junto ao ministro da Saúde José Gomes Temporão. A proposta do prefeito ganhou o apoio do governador que disse acreditar ser essa a melhor solução para a destinação do hospital.

   O prefeito anunciou também a construção de três Unidades de Pronto Atendimento (Upa), duas na capital (uma na zona leste e outra na zona sul) e uma no distrito de Jacy-Paraná, distante cerca de 90 quilômetros de Porto Velho. Também será construído pela prefeitura um centro de especialidade e ampliado o Programa Saúde da Família (PSF). "Com saúde não se brinca, pois mexe com a vida das pessoas. Saúde não pode ser alvo de politicagem", frisou o prefeito.

convenio_caula_site_3Trânsito

   Na área do trânsito, já existe uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), que possibilitou o aumento da fiscalização nas ruas da cidade, mas a parceria deverá ser intensificada para dar mais segurança à população. O governador lembrou que o número de acidentes na capital aumentou muito e é preciso adotar medidas duras para punir os infratores.

   Roberto Sobrinho, por sua vez, anunciou à imprensa, no Palácio Getúlio Vargas, o investimento na ordem de R$ 5 milhões no trânsito da capital, principalmente para melhorar a sinalização de ruas e avenidas. "Dentro de poucos dias a Guarda Municipal de Trânsito já estará nas ruas para reforçar esse trabalho. Já foram contratados 60 guardas municipais pela prefeitura que passaram por todo um treinamento para poderem atuar nas ruas", adiantou o prefeito.

Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI