www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

VERÃO AMAZÔNICO
Semusa reforça o cuidado com a saúde no período de calor e risco de queimadas

09/Jul/2025 - 12:04

Fumaça gerada por incêndios durante a estiagem agrava doenças respiratórias e cardiovasculares, especialmente entre os grupos mais vulneráveis

Fumaça proveniente desses incêndios provoca sérios agravos respiratórios e cardiovascularesO período de estiagem em Porto Velho traz consigo um aumento significativo nos focos de queimadas, o que gera consequências diretas não apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde da população. A fumaça proveniente desses incêndios provoca sérios agravos respiratórios e cardiovasculares, afetando principalmente os grupos mais vulneráveis.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) intensifica sua atuação para atender à crescente demanda nas unidades de saúde, além de reforçar ações de prevenção e conscientização.

IMPACTOS DAS QUEIMADAS

A exposição à fumaça pode desencadear ou agravar diversas condições de saúde. Entre os principais efeitos observados estão:

Semusa intensifica sua atuação para atender à crescente demanda nas unidades de saúde • Crises de asma, bronquite e outras doenças respiratórias;
• Aumento do risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC);
• Agravamento de doenças cardiovasculares;
• Intoxicação por inalação de fumaça, especialmente entre brigadistas e trabalhadores rurais;
• Impactos na saúde mental, como aumento dos casos de estresse e ansiedade em áreas diretamente afetadas.

GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS

A Semusa alerta que certos grupos populacionais estão mais suscetíveis aos efeitos da poluição causada pelas queimadas. Entre eles estão:

• Crianças;
• Idosos;
• Pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite e hipertensão;
• Trabalhadores expostos à fumaça, como agricultores e brigadistas.

Grupo dos idosos estão mais suscetíveis aos efeitos da poluição causada pelas queimadas

De acordo com Raissa Stephanie, gerente das Doenças Não Transmissíveis do Departamento de Vigilância em Saúde da Semusa, “as queimadas agravam condições já existentes, como asma e hipertensão, principalmente entre pessoas que fazem parte de grupos de risco. Por isso, é essencial que a população siga as orientações de prevenção e evite, ao máximo, a exposição prolongada à fumaça”.

PREVENÇÃO

Para reduzir os riscos à saúde durante o período de queimadas, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a adoção das seguintes medidas preventivas:

• Ingerir bastante água para manter as vias respiratórias hidratadas;
• Manter portas e janelas fechadas para evitar a entrada de fumaça;
• Permanecer, sempre que possível, em ambientes com ar-condicionado e filtros de ar;
• Evitar a prática de atividades físicas ao ar livre nos horários de maior concentração de fumaça;
• Utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 ao se expor ao ambiente externo;
• Não consumir alimentos que tenham tido contato com cinzas ou partículas de fumaça.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Pessoas devem utilizar máscaras ao se expor ao ambiente com fumaça

Com o objetivo de minimizar os impactos das queimadas na saúde da população, a Semusa está estruturando um plano de contingência. O plano inclui estratégias de reforço na rede de atendimento, ações educativas, monitoramento dos casos e mobilização de equipes para atender de forma eficaz os quadros relacionados à exposição à fumaça.

A Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso com a saúde pública e orienta a população a buscar atendimento médico diante de qualquer sintoma respiratório ou cardiovascular que possa estar relacionado à inalação de fumaça.

A queimada urbana é considerada crime ambiental, sujeita à multa, com valores que variam de 1 a 100 mil Unidades Padrão Fiscal (UPF), conforme o dano causado. Atualmente, cada UPF equivale a R$ 103,67

Texto: Nathalie Ventura
Foto: Leandro Morais/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI