www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

ATENDIMENTO ESPECIAL
Prefeitura inicia articulação intersetorial para atender crianças com comportamentos interferentes nas escolas de Porto Velho

02/Jul/2025 - 12:47

Além do trabalho direto com as escolas, a articulação também envolve ações com as famílias, como orientações sobre a importância da manutenção da rotina escolar


Escola Belezas do Buriti foi escolhida como escola protótipo para iniciar este trabalho pioneiroA Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início a um trabalho de articulação intersetorial pioneiro em Porto Velho, com o objetivo de oferecer suporte especializado para crianças que apresentam comportamentos interferentes no ambiente escolar, garantindo cuidado, dignidade e oportunidades de aprendizagem para cada estudante.

A Escola Belezas do Buriti foi escolhida como escola protótipo para iniciar este trabalho, onde equipes das duas secretarias já atuam em conjunto na análise de casos individuais, revisão dos Planos de Ensino Individualizados (PEIs) e dos Planos de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs), além da capacitação dos profissionais da rede, sempre de forma personalizada e respeitando as necessidades de cada criança.

A Semasf, sob a coordenação da secretária-adjunta Tércia Marília, psicóloga e analista do comportamento qualificada (QBA/QABA), mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e com ampla experiência nos últimos dez anos no atendimento a indivíduos neurodivergentes, está apoiando a Semed no desenvolvimento de análises funcionais do comportamento, planejamento de intervenções individualizadas e orientação para ajustes ambientais nas escolas, tornando-as mais acessíveis, acolhedoras e inclusivas.

“Nosso compromisso é melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e de suas famílias, reduzir comportamentos interferentes e construir ambientes escolares mais humanos, onde todos possam aprender e se desenvolver. Quando uma criança apresenta um comportamento desafiador no ambiente escolar, não é porque ela quer, mas porque está dizendo: ‘Eu preciso de suportes e ajudas melhores, eu preciso que esse ambiente esteja preparado para mim, eu preciso de modificação no ambiente, eu preciso de tecnologias assistivas”, observa a secretária-adjunta da Semasf, Tércia Marília.

Trabalho de articulação intersetorial visa avançar progressivamente para outras unidades escolares“Estamos dando um passo gigante em Porto Velho, mas sabemos que precisamos avançar também para as articulações necessárias com a saúde, para que possamos ter uma rede integrada e sustentável de verdade. Este é o começo de tudo, o começo de uma nova história no nosso município. Nunca tivemos uma ação dessa magnitude, e sabemos que os próximos anos serão bastante desafiadores, mas estamos totalmente engajados para que isso aconteça da melhor forma”, destacou a secretária-adjunta.

Além do trabalho direto com as escolas, a articulação também envolve ações com as famílias, como orientações sobre a importância da manutenção da rotina escolar, conscientização sobre o uso correto de medicações quando necessário e apoio psicossocial, fortalecendo o cuidado compartilhado entre escola, família e rede de assistência.

Este é apenas o início de um trabalho estruturado que visa avançar progressivamente para outras unidades escolares e, dentro do planejamento da gestão, também para a articulação com a área da saúde, que em breve será integrada a este movimento, com o compromisso de garantir que crianças com deficiências, neurodivergências, TEA, TDAH e outras condições tenham acesso ao suporte necessário no município, fortalecendo o direito à educação, à saúde e à inclusão de forma prática e efetiva em Porto Velho.

Texto: Semasf
Fotos: Semasf

Superintendência Municipal de Comunicação

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI