A Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) realizou nesta quinta-feira (12) o terceiro Café da Manhã na Semfaz. Em relação aos dois primeiros, um em dezembro do ano passado e o outro em janeiro deste ano, este último teve como diferencial a inauguração dos terminais de autoatendimento. Cristiane Briel, assessora técnica da Semfaz, explicou que os contribuintes são os principais convidados do Café da Manhã na Semfaz. “Eles tomam café da manhã junto aos servidores enquanto aguardam ser atendidos. O objetivo é proporcionar bem-estar a todos, para os contribuintes e para os atendentes o local se torna menos estressante”, explicou.
A iniciativa está sendo bem recebida por parte dos usuários dos serviços da Semfaz. “Eu acho válido esse café da manhã, pois é uma iniciativa que busca melhorar a arrecadação da Prefeitura, mas de uma forma agradável para todos”, disse Alexandre, que foi corroborado por outro contribuinte: “É uma atitude louvável. Ontem as coisas estavam diferentes por aqui, mas hoje me deparei com esse clima mais festivo. As pessoas estão sorrindo e todos estão se relacionando bem. Todos os contribuintes foram convidados para participar. Eu até fiquei surpreso, geralmente os ambientes públicos são frios, não se costuma ver muita interação entre funcionários e usuários dos serviços”, disse Joerberson.
Sobre os totens de autoatendimento, Cristiane Briel informou que eles proporcionarão a maximização do tempo de atendimentos. “A Semfaz estima que cada terminal promoverá atendimentos equivalentes aos serviços de três ou quatro servidores. Estamos numa fase inicial, que é a fase de implantação dessas ferramentas, mas em breve serão implantadas outras máquinas dessas. Até o fim do ano esperamos adquirir mais três, por enquanto, foram implantadas duas na sede da Semfaz e uma na Coordenadoria de Fiscalização”, informou.
Inicialmente, os totens vão permitir a emissão de senhas segundo uma triagem para atendimentos com prioridades e sem prioridades. Para os próximos meses serão implantados os serviços de emissões de via. Todos os serviços que podem ser agora acessados por meio do Portal www.semfazonline.com poderão ser igualmente realizados nos terminais de autoatendimento. “Tudo isso será disponibilizado de forma gratuita. Não haverá nenhum ônus para o contribuinte que acessar o autoatendimento. Muitas pessoas, que por algum motivo estejam sem acesso à Internet, poderão utilizar os serviços desses terminais. Por enquanto, uma servidora nossa estará disponível para ajudar aos contribuintes no manejo das máquinas, até que elas passem a ser facilmente dominadas por parte das pessoas que utilizam os serviços da Semfaz”, finalizou a assessora.
Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros