www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

PLANO DIRETOR
Prefeitura realiza 1ª Oficina de Capacitação de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho

13/Jun/2024 - 08:50

As oficinas acontecem nesta quarta e sexta-feira (12 e 14), na Sempog

O intuito da oficina é reforçar a integração de ações entre as secretariasCom o objetivo de promover a capacitação das unidades setoriais municipais acerca do Plano Diretor Participativo do Município, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), realiza nesta quarta-feira (12) e sexta-feira (14), a 1ª Oficina de Capacitação de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho - PDPM, das 9h às 13h, na Sempog, localizada na rua Abunã, 2625, bairro Liberdade.

As oficinas são voltadas para todas as unidades que estão inseridas no Plano de Ação e Investimentos (PAI) do Município, que tem envolvimento com o planejamento urbano e territorial. Além de capacitar as unidades municipais, o intuito da oficina é reforçar a integração de ações entre as secretarias, para o cumprimento do Plano de Ação e Investimentos (PAI), peça técnica que constitui as principais ações do Plano Diretor de Porto Velho.

Outro ponto importante abordado no evento é o aperfeiçoamento no fornecimento dos dados e informações para o Relatório de Acompanhamento do Plano Diretor (PDPM), que a Comissão Permanente Multidisciplinar de Acompanhamento e Avaliação do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho (CPMAPD) elabora todo ano. Durante as oficinas, as secretarias estão sendo orientadas sobre a qualificação das informações que irão compor os relatórios do PDPM, além de serem capacitadas quanto à integração das ações do Plano Diretor com o planejamento orçamentário de cada unidade e ainda estão sendo discutidas as diretrizes previstas para os distritos.

Oficina é realizada na sede da SempogDe acordo com a diretora do Departamento de Implementação do Plano Diretor da Sempog e coordenadora da CPMAPD, Fabiana de Oliveira, a oficina faz parte da programação da Comissão para esse ano e tem, como foco maior, promover a integração das ações do Plano Diretor com o planejamento orçamentário de cada unidade, utilizando o Plano de Ação e Investimentos - PAI.

“A realização dessa oficina é uma grande oportunidade das secretarias terem essas informações do Plano Diretor, por meio do PAI, e conseguirem elaborar seu planejamento orçamentário em vista dessas ações, para que o Plano Diretor seja, de fato, implementado no município”, explica.

A gerente da Divisão de Monitoramento e Avaliação do Plano Diretor, Camila Fávero, acrescenta que “agora seria uma etapa de sensibilização para auxiliar as equipes municipais a traçarem seu planejamento orçamentário para os próximos anos, com base no Plano Diretor, e assim, conseguir ver o Plano Diretor chegar na cidade, na sociedade, que está precisando de infraestrutura e diversas outras demandas”.

Todas as informações acerca do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho podem ser acompanhadas no site da Prefeitura no endereço: https://planodiretor.portovelho.ro.gov.br/.


Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Ana Flávia Venâncio

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI