www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

MEIO AMBIENTE
Alunos de Porto Velho recebem ações educativas alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

06/Jun/2024 - 13:25

Programação inclui visitas ao Parque Natural, na capital, e nesta sexta-feira (7) atenderá alunos de Jaci-Paraná


Os alunos se encantaram com a forma lúdica do teatro de fantoches e personagens infantis Buscando levar conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos naturais, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), iniciou na manhã de quarta-feira (5) a programação de ações educativas para destacar a importância da data comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações de educação ambiental da Sema são realizadas pelo Departamento de Políticas Ambientais e integram os projetos "Mãos que Protegem", direcionado ao ensino fundamental, e "Guardiões do Meio Ambiente", voltado ao ensino médio, com o intuito de levar aos jovens estudantes a importância da preservação do meio ambiente.

Na quarta-feira (5) e nesta quinta-feira (6), o Parque Natural da cidade recebe os alunos do ensino fundamental e médio. Apesar de estar em reforma, o parque foi aberto exclusivamente para a programação. Já na sexta-feira (7), o Colégio Tiradentes, no distrito de Jaci-Paraná, também será contemplado com as ações.

A programação em alusão à conscientização ambiental, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do grupo empresarial do setor elétrico – Energisa.

O parque foi aberto exclusivamente para a programaçãoDATA

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, serve como um lembrete da importância de preservar os recursos naturais, combater a poluição e enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, é uma oportunidade para governos, empresas e indivíduos se comprometerem com ações concretas em favor do planeta.

Nesta data, alunos da faixa etária de 9 anos, da Escola Municipal Padre Chiquinho (4º ano do ensino fundamental), foram orientados sobre atitudes responsáveis de conscientização e preservação da utilização dos recursos naturais, com visita a uma unidade móvel; um caminhão de eficiência energética, montado pela Energisa, mostrando experimentos, contando a história do surgimento da eletricidade, sua evolução, e orientando sobre como evitar riscos elétricos dentro e fora de casa.

Já na parte externa do Parque, os alunos se encantaram com a forma lúdica do teatro de fantoches e personagens infantis com orientações sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável. A visita terminou com a distribuição de lanches para todas as crianças.

A professora Alcinete Gomes destacou a importância de levar as crianças para a vivência real dos conhecimentos sobre educação ambiental adquiridos em sala de aula, "É muito importante que os alunos vivam essa experiência na realidade, pois a questão de preservação ambiental é imprescindível para os alunos se conscientizarem desde cedo", ressaltou.

A programação em alusão à conscientização ambiental, conta com a parceria da Semed e EnergisaPara o titular da pasta, o secretário Roberval Zúniga, o papel da Sema é fundamental na conscientização ambiental. "Nós não poderíamos ficar omissos neste dia que, para nós, é tão importante. Então, dentro da nossa programação, a Sema achou por bem trabalhar a questão da educação ambiental, porque entendemos que temos que conscientizar os jovens para que eles tenham o grau de comprometimento que nós, adultos, muitas vezes não temos", completou.

De acordo ainda com Zúniga, as ações ambientais têm o intuito de despertar a comunidade em geral para a utilização dos recursos naturais de forma responsável, promovendo, assim, o equilíbrio ecológico.

USO DE ENERGIA RESPONSÁVEL

As ações da Energisa entram no âmbito da utilização da energia elétrica consciente, conforme explica o titular da Sema. "Caso, a população faça o uso inadequado da energia elétrica, nós estaremos atingindo o meio ambiente. Dentro da programação da Sema, procuramos trazer alunos para participarem de eventos lúdicos, onde as crianças estão sendo alertadas para o uso mais eficiente da energia, porque fazendo um melhor uso, estaremos contribuindo para a preservação do meio ambiente", explicou o secretário Roberval Zúniga.

Texto: Daniela Castelo Branco
Foto: Sema

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI