Semusa apóia lançamento da Campanha Porto Velho Sem Homofobia
Será lançada no próximo dia 1º de maio, a Campanha "Porto Velho Sem Homofobia".A solenidade será às 19hs no espaço Vila Erse, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.Durante o evento várias pessoas, empresas e instituições comerciais serão homenageadas com o selo de qualidade: "Empresa que Respeita Lésbicas Gays Bissexuais e Transexuais". como reconhecimento ao apoio dado ao movimento LGBT na capital.
Durante o mês de maio também será realizada uma coleta de assinaturas para um Projeto de Lei que institui no calendário oficial das atividades de Porto Velho, o dia 17 de maio como o Dia Internacional contra a Homofobia.
As atividades são promovidas pelo Grupo TUCUXI-NPLOS, Centro de Referência de Combate à Violência Homofobica - Núbia Lafhayeth e CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia. Os organizadores tem a parceria da secretaria Municipal dd Saúde, do Forum de ONG\AIDS de Rondônia, da Fundação Iaripuna, da Setorial LGBT\PT e da secretaria estadual de Cultura Esporte e Lazer.
Segundo uma das organizadoras do movimento em Porto Velho, Karen Oliveira, este um momento de grande importância, em que o próprio presidente da República Luis Inácio Lula da Silva manifestou total apoio ao movimento, em mensagem enviada ao 3º Congresso da ABGLT, realizado dia 18 passado em Belém, no Pará, com a presença de várias autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil. “ É importante quando o presidente diz ser frontalmente contrários a toda a forma de preconceito e discriminação com base em diferenças de origem, de etnia, sexo, credo, religioso, convicção política, orientação sexual e identidade de gênero. Essa é uma das forças que nós temos tido para levar adiante a nossa luta contra o preconceito”, afirma Karen.
Ainda de acordo com a mensagem do presidente, “só há um modo de a sociedade reconhecer os direitos e a dignidade do segmento LGBT: é cada vez mais brigar; é cada vez mais andar de cabeça erguida; é cada vez mais lutar contra o preconceito; e cada vez mais denunciar as arbitrariedades. Somente assim a gente vai conquistar a cidadania plena e poder, todo o mundo, construir este país sem preconceitos”.
A campanha terá uma programação especial durante o mês de maio. No dia 1º de maio acontece o coquetel, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. No dia 09 de maio, acontece a oficina com debates de vários temas. É a “Escola Sem Homofobia”, que será realizada na escola estadual Castelo Branco. Nos dias 11 a 15 de maio, uma exposição de fotos estará simultaneamente sendo realizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e na Biblioteca Municipal, Francisco Meirelles. No dia 12 de maio, acontece novamente a oficina “Escola Sem Homofobia com debates de vários temas na escola estadual Rio Branco e no dia 14 de maio a mesma oficina, na Escola Tancredo Neves. Dia 17 de maio, o grande encerramento, com shows, mostra de vídeos e exposição de fotos na Praça Aluísio Ferreira.