www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

Emdur fixa a meta de executar a reconstituição da iluminação pública de Porto Velho até o final do semestre

07/Abr/2014 - 11:26

Entrevista geraldo martins 800px 03 O diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gerardo Martins, participou do programa A Voz do Povo, transmitido pela Rádio Cultura FM 107,9, onde foi entrevistado pelo jornalista Anderson Eloy e respondeu também a perguntas enviadas por populares.


Martins informou que em sessenta e dois dos sessenta e oito bairros de Porto Velho os pontos de iluminação pública a serem reparados já foram devidamente mapeados. O levantamento, que em grande parte foi realizado com a ajuda das associações de bairros, revelou que entre os 30 mil pontos existentes em toda a rede de iluminação pública do município, em torno de 16 mil deles foram encontrados apagados no princípio de sua gestão. Os serviços de recuperação se iniciaram efetivamente em setembro de 2013. Atualmente, mais do que treze mil pontos já foram restaurados, sendo cerca de doze mil da região urbana e pouco mais do que mil dos distritos.


Entrevista geraldo martins 800px 01 Sobre as condições gerais da Emdur, esclareceu que um concurso público simplificado foi realizado em 2013 e culminou com a contratação temporária de vinte eletricistas. Em dezembro, novo concurso foi realizado para cargos efetivos. “Agora, vamos substituir os temporários pelos definitivos. Por enquanto, estamos ainda trabalhando com os temporários até que seus contratos sejam encerrados. A partir do próximo mês, os novos eletricistas serão efetivados. Além dos eletricistas, vamos contratar ainda engenheiros, eletrotécnicos e outros. Serão quarenta profissionais ao todo os que a Emdur deve contratar”, explicou o diretor.


Também sobre as condições gerais da empresa, esclareceu que as contas estão todas em dias e que 40% dos seus recursos são advindos da taxa de iluminação pública, paga pela população, e os outros 60% são providos pela Prefeitura. As atribuições da empresa, conforme regem seus estatutos, são de manter a iluminação pública e a montar meio-fio, sarjetas e calçadas na cidade. “Ainda não estamos atuando com esses outros serviços, mas estamos ultimando o projeto para que possamos iniciar ainda neste ano. No entanto, o término dos serviços de reposição da iluminação pública é para nós um assunto de urgência, de forma que não temos, por enquanto, dado muita ênfase a essas outras questões” declarou o presidente.


Entrevista geraldo martins 800px 04 Martins destacou que 46 bairros da cidade já receberam os serviços de recuperação da iluminação pública. “Alguns pontos ficaram de fora, mas esse tem sido um grande trabalho, esperamos poder terminá-lo até ao fim deste primeiro semestre”, enfatizou, explicando também que na zona Sul o bairro Eletronorte está sendo concluído, restando apenas Cohab, Castanheiras e Caladinho. Na zona Leste, os bairros Mariana, São Francisco, Cidade Nova, Cidade Jardim, Igarapé e Cuniã ainda demandam alguns serviços de levantamentos, enquanto que os outros já receberam os serviços de iluminação. Na zona Norte falta apenas o Bairro Nacional, que ainda está sendo mapeado. A região central já recebeu os serviços em todos os bairros. “Em todos esses pontos, porém, ainda falta fazer um ‘pente fino’ para dar acabamento aos trabalhos, mas estamos certos de ter tudo finalizado até julho deste ano” ressaltou.


Entrevista geraldo martins 800px 02 O diretor também elucidou sobre as lâmpadas à base de vapor de sódio ou de mercúrio, que compõem a iluminação pública do município, serem de duração média de 4 a 5 mil horas ou cerca de três anos. “Isso quer dizer que nosso trabalho é perene”, esclareceu, e apresentou o número 0800 642 6331, que se encontra em funcionamento diário, das 08 às 14 horas, para que as pessoas possam denunciar abusos por parte dos técnicos da empresa, como venda de serviços ou outros casos de corrupção. “O papel da Emdur não é o de vender energia, isso compete à Eletrobrás, que também é responsável pelos cabeamentos da cidade, pelos padrões de energia das casas enfim, por outras questões que não tocam a especificidade da iluminação das vias, parques e outros locais públicos. Essa é a nossa parte e fazemos isso sem cobrar nada além do que as pessoas já pagam com a taxa de iluminação pública”, frisou.


Por Renato Menghi | Fotos: Comdecom

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI