Um mutirão realizado por alunos recém formados na Oficina de Meta-reciclagem da Casa Brasil deu início hoje (13/06) ao Plano Municipal de Inclusão Digital, que até o final deste ano deverá doar pelo menos oito telecentros para associações que trabalham pela comunidade carente em Porto Velho.
O Plano envolve os alunos do curso de montagem e manutenção de computadores. Eles participam de mutirões para o recondicionamento de máquinas doadas pela comunidade. Os computadores serão instalados nos telecentros (com dez terminais e uma impressora), que atenderão entidades filantrópicas.
A Associação Broto do Açaí, da zona Leste, e o Clube de Mulheres, Jovens e Idosos do bairro Cidade do Lobo receberão os dois primeiros telecentros. Sidney Mendonça, presidente da associação, e Leonice dos Santos, presidente do Clube de Mulheres, assinaram um termo de compromisso, garantindo que os computadores serão utilizados pela comunidade. “O telecentro será o primeiro acesso gratuito à Internet no Cidade do Lobo”, comemorou Leonice dos Santos.
O Plano de Inclusão Digital tem outra importante vertente, segundo o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Pessoa, “o programa é também uma forma de diminuir o lixo tecnológico que se acumula nos almoxarifados das repartições públicas e também nas residências de boa parte da população”.
As primeiras doações foram feitas pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público Estadual. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato com a Casa Brasil, pelos telefones 3901 2803, ou 8452 2667 (falar com Jackson). A equipe do órgão vai buscar os equipamentos na casa dos doadores.
Na cerimônia de lançamento do Plano, os primeiros 30 formandos do curso de montagem e manutenção de computadores receberam certificados. O acesso gratuito ao curso abriu uma nova perspectiva para pessoas como Davi Lima Pimenta, 25 anos, e Iranilde Lima Barroso, 37, ambos desempregados. “Para mim, o curso abriu uma imensa perspectiva de trabalho”, diz Iranilde, que já trabalhou como balconista.
Os cursos de manutenção e montagem de computadores oferecidos pela Casa Brasil são destinados a qualquer pessoa interessada, com idade mínima de 16 anos. Os interessados podem fazer inscrições na Casa Brasil (rua Mamoré, bairro JK) Os cursos têm uma carga horária de 60 horas.
Cursos profissionalizantes
Presente à solenidade de formatura, que também incluiu a entrega de diplomas de manicure e pedicure, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), José Gadelha, lembrou que cerca de 10 mil pessoas participaram dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura na atual gestão. Além da qualificação profissional, a prefeitura também oferece financiamentos (de R$ 300 a R$ 3 mil) para pequenos empreendedores, através do Banco do Povo. A prefeitura também conta com um Balcão de Empregos, que intermédia a relação entre trabalhadores e empresários.
A solenidade de formatura também contou com a presença do deputado federal Eduardo Valverde.