O Serviço Família Acolhedora organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante medida protetiva
A Câmara Municipal de Porto Velho, aprovou, na tarde da segunda-feira (10), projeto de lei do Executivo Municipal, que cria dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), a Gerência do serviço em acolhimento familiar. Participaram da sessão técnicos e a secretária adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros, que agradeceu aos vereadores a aprovação do projeto.
O secretário da Semasf, Claudi Rocha, afirmou que para o serviço em família acolhedora foi de suma importância a aprovação da gerência. Avaliou a experiência exitosa do serviço que possui uma equipe comprometida e o investimento da gestão Hildon Chaves para fortalecimento do mesmo.
Claudi Rocha também agradeceu a vereadora Cristiane Lopes, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara, que se empenhou para que o projeto fosse colocado em pauta, assim como também agradeceu o empenho do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na pessoa da presidente, Cleyane Alves.
Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora é legitimado pela lei nº 2.551, sancionada pelo prefeito Hildon Chaves em 07 de dezembro de 2018. Ela dispõe sobre o serviço que organiza o acolhimento, em residências de famílias previamente cadastradas e aptas, de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante medida protetiva, denominada: “Família Acolhedora”. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 10 de dezembro de 2018.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Ana Karla Feitosa, explicou que o serviço de acolhimento em ‘Família Acolhedora’ permite que crianças e adolescentes, ao invés de ficarem no acolhimento institucional (abrigos), possam ir para uma família acolhedora. “As famílias são capacitadas e acompanhadas por equipe técnica da Semasf e do 2º Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público Estadual”, ressaltou a diretora.
Interessados em obter mais informações sobre o serviço Família Acolhedora podem procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Rua Geraldo Ferreira, nº 135, Bairro Jardim das Mangueiras. Fone: (69) 3901-3221.
Comdecom