Entre as orientações estão os cuidados com o prazo de validade da vacina após a abertura do frasco
O esforço da gestão Hildon Chaves em fortalecer a rede de saúde preventiva cumpriu mais uma etapa nesta semana. Na quarta-feira (20) foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde uma reunião entre representantes de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari para elaboração do Protocolo da Sala de Vacina - Pop.
Trata-se de uma cartilha que visa organizar e padronizar todas as ações executadas na sala de vacina, desde o acolhimento do usuário até a administração das doses.
Segundo a secretária municipal de saúde de Porto Velho, Eliana Pasini, essa ação está sendo integrada com os municípios da região Madeira-Mamoré, território definido no Planifica SUS, projeto de integração da Atenção Primária e Atenção Especializada, implantada neste ano na capital graças a assinatura de termo de adesão pelo prefeito Hildon Chaves.
O protocolo uniformiza as ações e facilita o trabalho da equipe responsável pela vacinação, conforme Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa, que participou da reunião na qual foi traçado o cronograma das atividades necessárias para a implantação das normas.
"Depois desse encontro com os representantes dos municípios, vamos agora cumprir uma agenda de capacitações para a implantação desse protocolo, no qual estão informações que norteiam as normas e rotinas da sala de vacina", informou.
"Entre as orientações publicadas nessa cartilha estão: calendário vacinal, limpeza da sala, prazo de vencimento da vacina, cuidados com prazo de validade da vacina após a abertura do frasco, importância do registro das vacinas no cartão do paciente e no sistema de informação, bem como todas ações realizadas na sala de vacina, facilitando, portanto, o cumprimento do padrão preconizado pelo Ministério da Saúde - Programa Nacional de Imunização.
Comdecom