BEM-ESTARServidores participam de curso para melhorar cuidado emocional

09/Out/2019 - 13:47

O curso teve por objetivo debater e falar sobre as vivências do cotidiano dos servidores que impactam diretamente no seu trabalho

A Prefeitura de Porto velho, através da Controladoria Geral e Secretaria de Administração (Semad), realizou no último sábado (5), o curso “Decodificando as Emoções” que faz parte do Programa do Bem-Estar do Servidor PBES da Semad.

O curso que aconteceu das 08h as 12h e das 14h as 17h, teve o objetivo de debater e falar sobre as vivências do cotidiano dos servidores e que impactam diretamente no seu trabalho, o curso foi acompanhado pelo respaldo do psicólogo organizacional Marcos Paulo.

No curso foram empregadas técnicas de resgate da autoestima e da terapia comunitária integrativa, que consiste em cuidar da saúde da comunidade em vez de centrar-se na patologia individualmente, ou seja, em vez de tratar somente um servidor que apresenta sintomas de alguma doença trata-se o ambiente de trabalho em que ele está inserido, estimulando seus componentes a promover a harmonia para que não haja mais adoecimentos.

A técnica utilizada na oficina, auxiliou os servidores a construir conhecimentos para a identificação e enfrentamento de seus medos, insatisfações e inseguranças, a fim de ter êxito nas suas atividades profissionais.

O psicólogo organizacional, Marcos Paulo, explica que a compreensão das emoções envolve o alívio das tensões do cotidiano originadas por demandas muito fragilizadoras relacionadas ao trabalho. A metodologia utilizada integra atividades que proporcionam momentos de autoconhecimento e de conexão.

“A medicina chinesa, por exemplo, considera que a mente pode ser promotora de saúde. A íntima conexão entre a mente e o corpo podem revelar como a pessoa está se sentindo no momento. Nós, como psicólogos organizacionais, vamos mediando essa percepção”, explicou.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho