Cras Teodoro Crommo promove ação de conscientização e combate à violência
Agência de Notícias
Agência de Notícias
Atividade reforça a importância do respeito, da proteção e da valorização da pessoa idosa

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Teodoro Crommo, vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) da Prefeitura de Porto Velho, realiza na próxima quinta-feira (18), a partir das 9h30, uma ação especial da campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. A atividade acontecerá na sede do Cras Teodoro Crommo, localizada no distrito de Jaci-Paraná, no Parque dos Buritis, Via 10, Quadra 8.
A iniciativa integra as ações alusivas ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, e tem como tema “Cuidado e Respeito com a Pessoa Idosa”. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da proteção dos direitos da população idosa, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Durante a programação, os participantes terão acesso a roda de conversa, orientações especializadas, acolhimento e atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional.
A assistente social da unidade promoverá um espaço seguro de escuta e orientação, abordando os direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa e apresentando os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, utilizado para relatar situações de violência física, psicológica, patrimonial ou financeira.

Já o atendimento psicológico será voltado à saúde emocional dos participantes, com uma roda de conversa sobre o significado da campanha Junho Violeta, destacando a importância da autonomia, do respeito e da convivência saudável. A atividade também incentivará a expressão de sentimentos e a identificação de situações de medo, tristeza ou vulnerabilidade.
Na área da prevenção e promoção da saúde, um profissional da área conduzirá exercícios leves de alongamento e equilíbrio, além de orientar os idosos sobre medidas simples para evitar quedas e acidentes domésticos. A atividade reforçará a importância da prática de movimentos para a manutenção da independência e da qualidade de vida.
Segundo a coordenadora do Cras Teodoro Crommo, Fabiana Gonçalves, a ação busca fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater todas as formas de violência e negligência, promovendo uma cultura de respeito, dignidade e valorização do envelhecimento.
De acordo com o secretário municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Paulo Afonso, “o Junho Violeta é um momento de reflexão e conscientização sobre a importância de proteger e valorizar nossos idosos. Com essa ação, buscamos fortalecer os vínculos familiares, orientar sobre os direitos da pessoa idosa e reafirmar o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o respeito, a dignidade e a qualidade de vida dessa parcela tão importante da nossa população”.
“Cuidar da pessoa idosa é um dever de toda a sociedade. A Prefeitura segue trabalhando para garantir respeito, proteção e qualidade de vida aos nossos idosos, fortalecendo ações que promovam seus direitos e combatam qualquer forma de violência”, afirmou o prefeito Léo Moraes.
Texto: Adaides Batista
Edição: Secom
Fotos: Semias
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)