AGRONEGÓCIOCoopafaro busca apoio para fortalecer piscicultura

11/Set/2019 - 09:38

Representando o prefeito Hildon Chaves, o secretário Luiz Cláudio recebeu os produtores


O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Cláudio Pereira, recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (9), os piscicultores Deiler Martins, Vildemar Marques e Harlei Nobre, na ocasião representando a Cooperativa de Agricultores da Agricultura Familiar de Rondônia, a Coopafaro, que tem sede no km 7,5 da BR 319, congregando produtores dos mais variados cultivares, mas cujo foco principal é a piscicultura.

Acompanhados pelo especialista em piscicultura Carlindo Pinto Filho, o Maranhão, os representantes da cooperativa solicitaram da gestão Hildon Chaves, através da Semagric, apoio para o transporte de 60 toneladas de calcário, já adquiridos e necessários para adubagem de tanques, atendendo pelo menos 20 piscicultores associados.

Pediram também atenção da Semagric no que se refere às estradas vicinais e receberam do secretário garantia de apoio total, sobretudo no transporte do calcário.

O município de Porto Velho conta hoje 360 produtores de peixe regulamentados em 1.060 hectares de tanques. A organização da cadeia produtiva, que vai desde a formatação dos tanques até a comercialização, é problema que, segundo os produtores, precisa ser corrigido e para debater o assunto o secretário Luis Cláudio Pereira propôs novas reuniões de trabalho, visando traçar um planejamento estratégico para dar visibilidade a atividade e abrir mercado.

“Nossa intenção é, junto com os produtores, fortalecer o cooperativismo e o associativismo. Só podemos fazer isso a partir do debate de ideias, da discussão de planos e potencialidades”, disse Luiz Cláudio.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho