EXPOSIÇÃOEscola Municipal Rio Madeira promove “1ª Exposição Tarsila do Amaral” nesse sábado

Publicação: 09/11/2018 09:52:17

A atividade busca despertar nas crianças a criatividade e senso crítico

A arte tem papel fundamental na educação, e por isso vem sendo trabalhada desde cedo em toda a rede municipal de Porto Velho, através de diversos projetos. Na Escola Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, por exemplo, as gestoras Érika Navarro e Glaura Mugrabe, desenvolveram junto com a equipe pedagógica, durante este ano, várias atividades com o intuito de despertar nas crianças a criatividade e senso crítico. “E as respostas foram imediatas. As crianças passaram a ter mais participação, a observar mais e a colocar em prática sua imaginação”, disse Navarro.

Um dos projetos resultou numa exposição programada para ser realizada nesse sábado, 10/11, às 16 horas. Será a “1ª Exposição Tarsila do Amaral”, tema trabalhado desde o início de 2018 pela professora Dulceland Mota e que acabou contagiando os demais educadores.

A atividade acontecerá no pátio da escola e haverá ainda declamação de poema, paródias, pinturas, coral, coreografia, teatro e exposição de artistas locais. Participam dessa exposição alunos com idades entre 09 e 12 anos.

Personagem

“Escolhemos a artista Tarsila do Amaral por suas obras oferecem muitas possibilidades de temas para trabalharmos com as crianças. Suas telas são coloridas, reportam cenários tipicamente brasileiros, situações do cotidiano, leituras simples que logo são fáceis para trabalharmos com nossos alunos da educação infantil. Além de falarem sobre suas impressões dos desenhos da artista, também incentivamos a arte através da pintura, um momento bem divertido e de interação entre eles”, comentou Mugrabe.

Além disto, segundo a gestora, Tarsila é um grande exemplo de brasileira, que amava o país e retratava isso através de suas pinturas. “Ela valorizava a família, o povo, a fauna, a flora e o nosso folclore. Tudo em Tarsila é apaixonante”, observou.

Incentivo

Segundo a equipe pedagógica da Escola, o projeto também ajuda no incentivo à leitura, já que para reproduzirem os desenhos os alunos precisam pesquisar. Na produção de textos, precisam escrever sobre o assunto e ainda o lúdico que são os desenhos, a forma como conseguem compreender as artes de Tarsila.

Comdecom