A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), por meio do programa Pronatec, certificaram vinte e cinco mulheres concluintes do curso Operador de Computador. A solenidade aconteceu na terça-feira (21), no Centro de Referência da Saúde da Mulher, estando presentes a coordenadora do CMPPM, Antônia Ferreira, e o coordenador regional do Pronatec em Porto Velho, o professor Franks Martins. Participaram também do evento outros colaboradores e parceiros da Prefeitura de Porto Velho nos serviços realizados às mulheres por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher e do CMPPM.
O curso Operador de Computador faz parte do programa Pronatec, do Governo Federal. “Na verdade, trata-se de dois programas, o Mulheres Mil e o Pronatec. O programa Mulheres Mil dá oportunidade de vagas em cursos profissionalizantes a parceiros do Governo Federal que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social. O Ifro ofereceu um curso de operadores de computador que foi assumido pelo Pronatec. Trinta vagas foram ofertadas à CMPPM com o sentido de cooperar no alcance da autonomia financeira a mulheres vítimas de vulnerabilidade social e participantes das atividades da CMPPM”, explicou o coordenador do Pronatec.
A duração do curso foi de 180 horas e a conclusão aconteceu no dia 03 de outubro. Entre trinta participantes, apenas vinte e cinco concluíram e receberam os certificados. Um novo curso já foi pactuado entre a CMPPM e o Pronatec e já se encontra em andamento. “É o curso de Auxiliar Administrativo. Começou no dia 13 deste mês, com 24 vagas. Todas foram preenchidas e já há uma lista de espera pela abertura de nova turma”, disse Martins.
A coordenadora da CMPPM informou que a parceria entre o Ifro e a CMPPM é uma entre muitas que podem beneficiar as mulheres a adquirirem maior autonomia financeira, a fim de se tornarem independentes de cônjuges ou outros familiares. “Hoje, estamos realizando a entrega desses certificados, mas também estamos certificando as concluintes do Curso de Artesanato (Fabricação de Bonecas), feito na Associação Vale do Sol, para 20 mulheres”, destacou Antônia Ferreira.
No evento, além das mulheres que são atendidas pelo Centro de Referencia da Saúde da Mulher (CRSM) e pela CMPPM, participaram membros da Associação Vale do Sol e do Projeto Raab. A empresa Mary Kay participou enviando profissionais que fizeram maquiagens e limpezas de pele nas recebedoras dos certificados dos cursos profissionalizantes. “Queremos destacar ainda que este evento também pode ser visto como uma das etapas da campanha Outubro Rosa Novembro Azul, que promove a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, câncer do colo do útero e câncer de próstata. Hoje pudemos dar um passo a mais em nossas atividades, por meio deste evento, mas nossa jornada com a campanha segue ainda pelos próximos dias. Queremos nos comunicar com um grande número de homens e mulheres para alertar sobre a importância dos cuidados quanto a essas enfermidades”, concluiu Antônia Ferreira.
Por: Renato Menghi | Fotos: Medeiros