A rede municipal de Saúde Bucal, que oferece tratamento odontológico através do Sistema Único de Saúde (SUS) na estratégia do Programa Saúde da Família (PSF), possui vários consultórios equipados e profissionais capacitados para atendimento à população da capital de Rondônia.
Na região de Porto Velho existem 70 Equipes de Saúde Bucal distribuídas nas UBS da capital e distritos. O sistema de atendimento odontológico segue padrões preconizados pelo Ministério da Saúde e se divide entre atendimentos rotineiros por meio de Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendimentos emergenciais realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas sul e leste da cidade e atendimento especializado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
Atendimentos clínicos
Em áreas cobertas pelo PSF o agendamento de consultas é feito pelo agente comunitário correspondente a área de residência do usuário. O atendimento é realizado pelo odontólogo responsável e, em casos mais complexos, o tratamento do paciente tem continuidade nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
Os CEO oferecem atendimento especializado mediante encaminhamento. O paciente inicialmente é avaliado na rede de atenção básica, após isso, caso seja necessário, o profissional odontólogo o direciona para o CEO, é por este motivo que os centros não atendem demanda espontânea. Entre os serviços disponíveis nesses centros estão: extrações de dentes inclusos/impactados, raspagens dentais (tártaro), cirurgias periodontais (gengivas), tratamentos endodônticos (canal) e atendimento direcionado a portadores de necessidades especiais.
Caso o usuário necessite de atendimento odontológico, porém resida em um local sem a cobertura de agentes comunitários, poderá obter assistência na UBS de sua escolha e marcar sua consulta diretamente na unidade.
Atendimentos emergenciais
Em casos de urgência e emergência o usuário deve procurar atendimento nas UPAs, sem necessidade de marcar consulta. Cada UPA tem uma equipe especializada para atender a demanda de forma espontâneas, realizando procedimentos como: drenagem de fistulas e abscessos, tratamentos de hemorragia odontológica, traumatismos dentais e odontalgias (dor de dente). Salientando que a assistência é emergencial e não compreende casos como: restauração dental, profilaxia, aplicação de flúor e raspagem de tártaro.
Por Collien Rodrigo | Fotos: Comdecom