As obras de infraestrutura urbana na Avenida José Vieira Caúla contemplam duas frentes distintas de serviços. No trecho da via entre as avenidas Rio Madeira e Guaporé os trabalhos compreendem instalação de dutos de drenagens, finalização de caixas coletoras, ciclovia, calçada, meio-fio e sarjeta. Cerca de 80% desses
serviços já foram realizados, de acordo com o contrato supervisionado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais (Sempre), que tem como empresa contratada a Adinn Construções e Pavimentação Ltda.
No trecho entre as avenidas Guaporé e Mamoré os serviços são de construção de calçadas, ciclovia e canteiro central, contando já com 20% deles realizados, em conformidade ao contrato estabelecido.
A secretária da Sempre, Amélia Afonso, informou que quanto aos serviços de construção do canteiro central e da ciclovia foram observadas discordâncias por parte de alguns moradores e comerciantes do local. Sobre o canteiro central foi apresentada reclamação de um comerciante que queria um espaço vago à frente de seu comércio, a fim de que caminhões de grande porte pudessem manobrar para efetuarem descargas de mercadorias. Quanto à ciclovia muitos moradores desrespeitaram o projeto e avançaram suas calçadas pelos espaços já edificados. Ambos os casos aconteceram no trecho entre as avenidas Guaporé e Mamoré. “Nós já explicamos a esses moradores que não poderemos mais, em vista dos prazos a serem respeitados, modificar mais nenhum ponto do projeto. As divisões de pistas poderiam seguir outro padrão, no entanto, o projeto foi elaborado dessa forma, ainda antes que assumíssemos a obra. Quanto à ciclovia, ela representa um avanço para a cidade na questão da mobilidade urbana e os moradores devem se adequar a essa modernidade na via”, afirmou Amélia, também explicando que a empresa contratada aceitou reconstruir toda a parte da ciclovia que havia sido desfeita pelos moradores, sem a necessidade de acréscimos ao contrato.
Por Renato Menghi | Fotos Arquivo