Finalizado na última quinta (5), o curso de Emergência Pediátrica realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Velho em parceria com a Faculdade Uniron. Luciene Carvalho, coordenadora do NEP, informou que a inscrição para participar do treinamento consistia em um litro de leite ou um pacote de fraldas, onde o projeto SAMU Solidário posteriormente doará para instituições de caridades. Mais de 150 profissionais receberam treinamentos.
Durante dois dias de curso, 04 e 05 de setembro, ministrado pela Enfermeira Rosana do Samu, foram abordados temas de atendimentos aplicados durante procedimentos de primeiros socorros a crianças vítimas de acidentes. O curso teve participação de servidores do Samu, do Corpo de Bombeiros e acadêmicos da Uniron.
A gerente de Enfermagem do Samu, Mara Benedicta contabilizou a arrecadação de aproximadamente 100 litros de leite e quase duas mil fraldas . Entrega deve acontecer durante a semana, após ser definida a instituição que irá receber os donativos.
Carlos Jarlei Coordenador do Samu, relata que desde que assumiu, em janeiro deste ano, tem buscado aprimorar e qualificação profissional dos servidores e abrangentes da área da saúde e da sociedade. Após a criação do NEP, já foram oferecidos cursos, treinamentos, pit stop e eventos livres. Conforme o cronograma de atividades, outras ações ainda irão acontecer até o fim do ano. Jarlei informa que tem recebido apoio do prefeito Mauro Nazif e do secretario municipal de saúde Macário Barros e na busca de parceria para realizar os eventos também sempre foi atendido pelo empresariado local.
Texto e fotos: Cléris Muniz