Os cursos oferecidos pela prefeitura de Porto Velho para centenas de pessoas em diversas áreas contemplam também os distritos. São 810 alunos inscritos em cursos que buscam atender a realidade, promovendo a qualificação profissional e o desenvolvimento das comunidades. Como diferencial a prefeitura, juntamente com as unidades fornecedoras dos cursos, firmaram uma parceria com associações dos distritos para que os serviços fossem
revestidos em benfeitorias para a própria comunidade.
Alunos que participam de cursos como pedreiro, eletricista, pintura e revestimento aproveitam as aulas práticas para construir espaços comunitários. Outra inovação é que as entidades fornecedoras dos cursos poderão identificar o aluno que mais se destacou e torná-lo um instrutor para a próxima turma.
Em União Bandeirantes, uma ação conjunta das turmas de pedreiro, pintura, eletricista e revestimento está construindo três salas de aula para a Associação de Mulheres. Em Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre e Jacy-Paraná, outros projetos na área da construção civil estão sendo realizados pelos estudantes.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, Agnaldo Nepomuceno, aquilo que é feito pelos próprios moradores em favor da comunidade agrega bons valores. “A ideia é aproveitar o curso e deixar
algo para a comunidade, diferentemente dos cursos de pedreiro, eletricista que são ministrados na Capital, onde paredes são erguidas e depois demolidas”, disse.
Por: Rebeca Barca
Fotos: Arquivo Comdecom