A prefeitura de Porto Velho trabalha em ritmo acelerado para concluir as obras de jardinagem no canteiro central da BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre as Ruas Raimundo Cantuária e Jacy Paraná, na região central da cidade. Conforme o secretário municipal de serviços básicos, Jair Ramires, até o final de agosto, se não ocorrer qualquer imprevisto, o trabalho será concluído. Afirma também que falta apenas terminar o calçamento no entorno do canteiro e plantar gramas.
O secretário informou que o trabalho no local iniciou-se há cerca de 90 dias, com a instalação de manilhas para escoar a água da chuva até um reservatório subterrâneo, de onde segue pela tubulação até a rede de drenagem principal. “Foi necessário colocar duas colunas de manilhas de um metro de diâmetro cada, em uma extensão de 142 metros, para evitar que o trecho fique alagado durante as fortes chuvas do inverno”, explicou.
Além da contenção de um dos principais pontos de alagamento na cidade, Jair Ramires destaca que a obra vai deixar a cidade mais bonita e evitar que a água da chuva fique represada no meio da avenida, como ocorria anteriormente, por causa de uma grande vala que existia no local. Lembra, ainda, que trabalho semelhante foi realizado nos demais trechos da via pública. “A urbanização e embelezamento das principais avenidas de Porto Velho faz parte de um projeto implantado na gestão do prefeito Roberto Sobrinho”, comentou.
No trecho em obras, foram plantadas cerca de 500 mudas, entre elas, palmeiras imperiais, ipês de todas as espécies e ixórias. Quanto à calçada, Jair Ramires informa que foi adotado um método mais prático e também mais bonito, que é o calçamento feito com placas grandes de concreto. “Com essas placas pré fabricadas o trabalho sai mais rápido e o visual fica bem melhor”, disse. Para evitar que os pedestres danifiquem as plantas ao atravessarem a rua, uma passarela de cimento está sendo construída no meio do jardim.
Expansão
Conforme Jair Ramires, o projeto da administração municipal é para expandir as obras de jardinagens na avenida, do Trevo do Roque ao Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira. O trabalho será completo, com drenagem onde for necessário, calçada e o jardim propriamente dito.