Dia 13 de agosto será realizada no município de Porto Velho e em todo o país a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. Todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses no dia 13, durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
O Município tem uma população de crianças menores de 05 anos equivalente a 36 mil e 665 crianças. A meta é vacinar, no mínimo, 95% que corresponde a 34 mil e 831 crianças.
As vacinas serão distribuídas em 106 postos, espalhados por toda a cidade, também serão utilizados Escolas, Igrejas, comércios e Associações de Bairros. O horário de atendimento será das 08h às 17:30h. Para que o Brasil continue na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da poliomielite, é preciso que todas as crianças menores de 05 (cinco) anos sejam vacinadas. A primeira etapa foi realizada em 18 de junho e atingiu 100% do público-alvo.
A Poliomielite, ou Paralisia Infantil é uma doença grave causada por um micróbio que entra no corpo da criança pela boca e é transmitida de uma pessoa para outra com facilidade. O micróbio sai do corpo da pessoa doente principalmente pelas fezes e quando ela tosse, espirra ou fala.
Não há contra-indicações absolutas à administração da vacina oral contra poliomielite, evitando-se, entretanto a vacinação de crianças nas seguintes situações: Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, diarréia e/ou vômito; Crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina; Crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina; Crianças imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita.
Sarampo
No próximo dia 13, as crianças que forem receber as duas gotinhas contra a pólio também serão vacinadas contra o sarampo. Neste caso, a idade do público a ser vacinado contra o sarampo vai de 1 ano até menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mesmo que a criança já tenha tomado esta vacina anteriormente. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.
O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas avermelhadas até quatro dias após o surgimento das mesmas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Quem não pode tomar a vacina contra sarampo:
Não há contra-indicações absolutas à administração da vacina contra o Sarampo, evitando-se, entretanto a vacinação de crianças nas seguintes situações: Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC; Crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo o ovo de galinha; Crianças que, no passado, tenham apresentado qualquer reação anormal a esta vacina tomada anteriormente.
As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas.
Para outras informações a Semusa disponibiliza os fones (69) 3901-3194 ou 3901-2935.