10 de agosto de 2011 07:36

Programa da Semed vai combater o bullying nas escolas

Prefeitura de Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho

   Bulling_-_Semed_-_site_3A violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por indivíduos ou grupos, numa relação desigual de poder, geralmente praticada nas escolas, ganhou o nome de bullying.

   A prática é considerada criminosa e vem sendo cada vez mais combatida dentro e fora do Brasil. Preocupados em se diagnosticar a ocorrência de bullying nas escolas municipais de Porto Velho, a secretaria municipal de Educação (Semed) lança nesta sexta-feira pela manhã, no Teatro Banzeiros, o Programa de Combate ao Bullying.

   Bulling_-_Semed_-_site_1Segundo Ângela Aguiar, uma das coordenadoras da ação, a ideia é montar equipes multidisciplinares, formada por professores, gestores, pais e alunos, que deverão auxiliar na identificação dos casos e a frequência com que ocorrem nas escolas. “Queremos traçar um diagnóstico do bullying em Porto Velho para mais tarde traçarmos estratégias para combater caso a caso”, explicou.

Vítimas e agressoresBulling_-_Semed_-_site_2

   Num primeiro momento, os membros das equipes vão participar de uma formação, onde serão orientados sobre como proceder antes e depois do mapeamento dos casos.

   Segundo o site Brasil Escola, em 20% dos casos de bullying as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Por Róbinson Gambôa
Fotos: Frank Néry e Divulgação

Compartilhar:
Ir para o conteúdo (Alt + 1) Ir para o menu (Alt + 2)