O secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, anunciou na tarde desta quinta feira (19), que o Centro de Especialidades Médicas de Porto Velho começará a funcionar a partir do final de julho. "O prédio está totalmente pronto. Falta apenas a compra e montagem de equipamentos", disse. Pimentel acrescentou que já está em andamento o processo de licitação para aquisição dos aparelhos destinados aos consultórios médicos e realização de exames laboratoriais.
Conforme o secretário, na semana passada o prefeito Roberto Sobrinho conseguiu junto ao Ministério da Saúde, a liberação da verba destinada para equipar o Centro de Especialidades Médicas, que totaliza R$ 1 milhão. Dentre os equipamentos a serem adquiridos, Pimentel citou um mamógrafo (para exames de mamas), gabinete oftalmológico completo (para diagnóstico de problemas nos olhos), Raio-X, ultrasonografia, eletrocardiograma, teste ergométrico e aparelho para realização de endoscopia digestiva, todos de última geração, além de equipamentos de informática, dentre outros necessários para o bom funcionamento da unidade.
Pimentel explicou que o Centro está dividido em duas alas. Em uma delas vão funcionar 15 consultórios médicos, onde 60 especialistas irão se revezar no atendimento à população. Entre eles, otorrinos, cardiologistas, gastros, pneumologistas, ortopedistas, pediatras e ginecologistas. O atendimento aos pacientes será das 8 às 18 horas, sem intervalo para o almoço. "Na segunda ala irão funcionar as salas de exames, todas com equipamentos de alta tecnologia para que os diagnósticos sejam feitos com a maior precisão possível e no mais curto espaço de tempo", comentou.
Atendimento
As pessoas a serem atendidas no Centro de Especialidades Médicas serão encaminhadas pelas unidades básicas e de pronto atendimento do Município. Após o diagnóstico, dependendo do problema, receberão tratamento ali mesmo ou serão encaminhadas ao local mais apropriado, que poderá ser o Centro de Referência de Saúde da Mulher, Maternidade Municipal ou unidades do Estado, como o Hospital João Paulo II, para ser transferido em seguida ao Hospital de Base. "Este centro vem de encontro ao Plano Municipal de Saúde implantado na gestão do prefeito Roberto Sobrinho e também está inserido no nosso planejamento estratégico. Ele representa um grande avanço da medicina nas especialidades para um diagnóstico mais preciso das doenças e facilitar o tratamento aos pacientes", enfatizou Williames Pimentel.
Obra
O Centro de Especialidades Médicas do Município foi construído no local onde funcionava o antigo Centro de Saúde Alfredo Silva, na Sete de Setembro com Rio Madeira. Foram investidos na construção do prédio recursos da ordem de R$ 2 milhões e 500 mil, oriundos das compensações da Hidrelétrica de Santo Antônio.
Por Augusto José
Fotos: Quintela