São priorizados os atendimentos a crianças, gestantes e pacientes em situação de emergência.
Estão a todo vapor nas comunidades ribeirinhas ao longo do Baixo Madeira, os serviços médicos, odontológicos e exames laboratoriais prestados pelo barco-hospital da Prefeitura de Porto Velho.
Sob a coordenação do professor da Universidade de São Paulo (Usp) Luiz Marcelo Camargo, a equipe formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e estudantes de medicina iniciou as atividades pelo distrito de São Carlos, onde cerca de 60 pessoas receberam atendimento. A missão de levar assistência aos ribeirinhos é uma das prioridades da nossa administração, que vai manter-se sempre em sintonia com as necessidades mais urgentes nessa área do município, frisou o prefeito Roberto Sobrinho.
Denominada Samaúma, a operação é uma parceria da Prefeitura de Porto Velho com o Centro Técnico Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que durante todo o percurso manterá o monitoramento da embarcação, com um subsistema de rádio que envia e recebe mensagens georreferenciais. Qualquer problema de ordem operacional é imediatamente informado à base do Sipam em Porto Velho, explicou o gerente do Sipam José Neumar da Silveira.
São priorizados os atendimentos a crianças, gestantes e pacientes em situação de emergência. Hoje a equipe atende moradores do distrito de Nazaré, e de sábado até segunda-feira será a vez de quem reside na Gleba do Rio Preto.
Barco da semusa presta assistência aos ribeirinhos
21/Jul/2005 - 04:40