O objetivo da prefeitura é permitir que as pessoas carentes tenham acesso às manifestações culturais.
Dois grandes eventos de cunho cultural serão promovidos pela prefeitura de Porto Velho no próximo final de semana, visando alcançar principalmente o público menos favorecido. Coordenados pela Fundação Iaripuna, a intenção é permitir que as pessoas carentes tenham acesso de graça às manifestações culturais.
No sábado acontece a 4ª edição do Projeto Pixinguinha,a partir das 20h30, na Praça Getúlio Vargas. No domingo será a vez do projeto Trem de São João, na Avenida Jorge Teixeira, no mesmo espaço do carnaval fora de época.
Uma iniciativa da Fundação Nacional de Arte (Funarte), o Projeto Pixinguinha existe desde 1.977, mas ficou desativado durante toda administração do presidente Fernando Henrique Cardoso, sendo revitalizado na gestão Lula. Um de seus principais objetivos é a valorização e divulgação da Música Popular Brasileira (MPB) e seus artistas. O outro é fazer com que esse gênero musical seja apreciado pelas camadas mais humildes, informou o presidente da Fundação Iaripuna, Ariel Argobe.
Nesta 4ª edição em Porto Velho, o Projeto Pixinguinha contará com três grandes atrações de Minas Gerais - grupo “Armazém Abaporu”, a dupla Zé Mulato e Cassiano e a cantora Ceumar. Parceira do projeto, a prefeitura da capital apóia a iniciativa com estrutura de palco, iluminação, sonorização e serviços de camarotes.
Ainda segundo informou Ariel Argobe, Porto Velho foi prestigiada pela organização do Projeto Pixinguinha, que recentemente escolheu o cantor rondoniense Bado para integrar a caravana de artistas que faz apresentações em todo o Brasil.
Trem de são joão
O Projeto Trem de São João foi idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho, que após prestigiar as atrações folclóricas no Arraial Flor do Maracujá este ano, promovido pelo governo de Rondônia, mas com o apoio da prefeitura da capital, decidiu promover evento similar, elaborado pela Fundação Iaripuna, facilitando assim a inclusão cultural do público carente, que, por um motivo ou outro, não tem acesso a essas manifestações.
Outro ponto que deve enfocar o Projeto Trem de São João, é a valorização das agremiações folclóricas e culturais da capital com todos os seus integrantes, que na estréia contará com a apresentação de 14 quadrilhas adultas, as mesmas que participaram do Arraial Flor do Maracujá.
A avenida Jorge Teixeira foi escolhida por se tratar de um ponto estratégico, por onde passam todos os coletivos que circulam pela periferia da capital. Além disso, a prefeitura também queria aproveitar a estrutura montada para a realização do Carnaval Fora de Época, gerando economia para os cofres da municipalidade.
“O prefeito quer que este seja tão somente o primeiro grande evento dessa natureza. A idéia é transformar o Projeto Trem de São João, num marco cultural de nossa cidade a cada ano. Para 2006 já estamos planejando uma grande atração de projeção nacional”, disse Ariel Argobe.
Prefeitura promove eventos culturais gratuitos para a comunidade
19/Jul/2005 - 03:08