Roberto abordou os aspectos econômicos, sócio-culturais e ecológicos das duas hidrelétricas a serem construídas no Madeira, do anel viário da capital e o complexo Beira-Rio durante sua palestra
Sob a coordenação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e em parcerias com a Faculdade São Lucas, Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Rondônia, e apoio da Prefeitura de Porto Velho, Fiero, Ceron e Sebrae, foi aberto ontem o Seminário Grandes Obras Estruturantes, com palestra do prefeito Roberto Sobrinho, seguida de debates sobre os mega-projetos a serem tocados em Rondônia. Roberto abordou os aspectos econômicos, sócio-culturais e ecológicos das duas hidrelétricas a serem construídas no Madeira, do anel viário da capital, do complexo Beira-Rio, bem como o papel e a contribuição da população local, como sujeito das ações governamentais, de forma a garantir a inclusão dos trabalhadores rondonienses no planejamento, execução e avaliação destas obras.
O prefeito revelou sua preocupação e inconformidade com a informação, obtida no Ministério de Minas e Energia, de que o gás de Urucu só viria para Rondônia em quantidade suficiente para tocar apenas a usina Termonorte. Isto é um problema, porque nós queremos aproveitar este gás nos transportes coletivos, para baratear o preço das passagens; também queremos introduzir o gás nas residências, nas indústrias e nos veículos em geral. Diante disso, estamos questionando, junto ao Governo Federal, para que sejam feitas mudanças no projeto, argumentou.
O prefeito voltou a afirmar que a Estação Rodoviária de Porto Velho, será repassada para a iniciativa privada através de concessão. Nós queremos uma rodoviária nova e vamos consultar a sociedade organizada, sobre a melhor localização. Se permanece no mesmo local ou vai para outro ponto da cidade, disse.
Presentes ao seminário a senadora Fátima Cleide, a diretora da Faculdade São Lucas, Maria Eliza Aguiar e Silva; secretário municipal de Obras, Ubiratan Pereira da Silva; o presidente do Crea, Geraldo Sena Neto; vereador Kruger Darwich; e o vereador José Wildes.
Prefeito abre seminário sobre grandes obras
14/Jul/2005 - 06:38