www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

Sistema de transportes renova frota de ônibus

13/Jul/2005 - 00:22

ImageA implantação do sistema de integração através do cartão eletrônico Leva Eu, tem gerado economia para os usuários, além da renovação da frota.
Em solenidade realizada às 10 horas desta quarta-feira (13), em frente ao Palácio Tancredo Neves, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho recebeu mais onze novos ônibus que passam a integrar o sistema de transporte coletivo da capital. A nova aquisição, por parte da empresa Rio Madeira, eleva para 24 o número de veículos adquiridos somente este ano e obedece ao calendário de renovação da frota estabelecido pela administração municipal.
Segundo explicou o secretário municipal de transporte e trânsito, José Cláudio Carvalho, com essas novas aquisições a idade média da frota que faz o transporte coletivo de Porto Velho passa para cinco anos, obedecendo o que estabelece o contrato de concessão com o Consórcio Vale do Guaporé, composto pelas três empresas que operam atualmente na capital - Seta, Três Marias e Rio Madeira. “Isso representa mais segurança, tranqüilidade e comodidade. Representa também o respeito, cuidado e atenção para com os usuários, por parte do prefeito Roberto Sobrinho”, destaca o titular da Semtran. Cláudio Carvalho ainda destacou as conquistas no sistema de transporte coletivo da capital nesses primeiros seis meses da gestão Roberto Sobrinho, como a implantação do sistema de integração através do cartão eletrônico Leva Eu, que tem gerado economia para os usuários, além da renovação da frota. O prefeito anunciou ainda a terceira ação que culminará com o Sistema de Integração Obrigatório. “Assim todas as linhas estarão integradas e vamos acabar de uma vez por todas com a demora de mais de uma hora em determinadas paradas”, disse, acrescentando que, além das melhorias no transporte urbano, a prefeitura as ruas recebem placas de identificação, as faixas de segurança estão sendo pintadas, especialmente as sinalizações noturnas. “Em breve, vamos começar a construir abrigos para passageiros. Para tanto, já temos recursos garantidos através do Ministério das Cidades”, informou.
Sistema Integrado Obrigatório
Segundo o secretário Cláudio Carvalho, o Sistema Integrado Obrigatório, anunciado pelo prefeito, será implantado até dezembro deste ano. “Um exemplo sobre este sistema é como vai ficar a linha de ônibus chamada Coca-Cola. Hoje o passageiro espera cerca de noventa minutos, porque é apenas um carro para atender esta linha. Com a implantação do sistema, o tempo de espera será reduzido para cerca de 25 minutos, pois o ônibus irá apenas até a BR 364 e de lá o passageiro pegará outro ônibus, sem mais despesa, podendo, inclusive, pegar até três ônibus pagando apenas uma passagem”, explicou o secretário.
O secretário disse que prefeitura ouve sugestões e críticas da população. Exemplo disso é que, recentemente, os usuários solicitaram à Semtran um novo itinerário para os ônibus da linha Circular. Eles queriam que, além da parada normal, os veículos chegassem até o Cemetron. A proposta foi estudada e a prefeitura, junto com os empresários, atendeu à proposta.
Porto Velho tem atualmente 157 coletivos que atendem a 46 linhas, sendo uma das frotas mais novas do Brasil.

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI